Amin celebra centenário da primeira fundição de aço de Santa Catarina

Da Agência Senado | 05/03/2024, 16h59

O senador Esperidião Amin (PP-SC) comemorou, em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (5), o centenário da empresa Electro Aço Altona S.A, que será no próximo dia 8. O senador destacou a trajetória do estabelecimento como um exemplo de sucesso e inovação.

Fundada em 1924, em Blumenau (SC), como uma pequena fundição e oficina para reparos mecânicos sob o nome de Auerbach & Werner, a empresa cresceu ao longo das décadas, incorporando o aço em sua linha de produção e expandindo suas operações para se tornar a primeira fundição de aço de Santa Catarina e uma das primeiras do Brasil.

— A empresa coleciona dezenas de certificações internacionais, algumas quase que inacreditáveis pelo lugar de origem da certificação, tanto pela qualidade de processos e produtos quanto por suas práticas de gestão responsáveis, práticas que resultaram na certificação SA 8000 de responsabilidade social, obtida em 2008, sendo a primeira fundição do mundo a obter tal certificação — disse.

Amin ressaltou que a empresa investe constantemente em “capital humano”, valorizando a sua equipe de mais de 1.500 colaboradores através de programas de capacitação e liderança. Além disso, o parlamentar afirmou que a Altona possui estrutura de engenharia capaz de oferecer soluções em peças usinadas que variam de 10kg a10 toneladas, sendo ainda uma exportadora para mais de 30 países, atendendo a diversos setores de mercado.

— A Altona chega aos 100 anos. E está preparada para conquistar outros séculos de muito sucesso e fazer parte de um futuro cada vez mais inovador e sustentável — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)