Senado aprova criação de Grupo Parlamentar Brasil-Líbano

Da Agência Senado | 21/02/2024, 18h24

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (21) um projeto de resolução do Senado que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Líbano. O PRS 65/2023, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), teve parecer favorável do relator na Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Esperidião Amin (PP-SC). O projeto será promulgado.

De acordo com o texto, o grupo será um serviço de cooperação interparlamentar, com a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes legislativos. A cooperação pode incluir visitas, eventos de debates, estudos e encontros, permuta periódica de publicações e trabalhos sobre matéria legislativa, intercâmbio de experiências parlamentares e outras atividades. O grupo parlamentar poderá manter relações culturais e de intercâmbio, bem como de cooperação técnica com entidades nacionais e estrangeiras.

Ao apresentar o projeto, Trad lembrou que as relações entre os dois países são marcadas historicamente pela visita de D. Pedro II ao Líbano, então parte do Império Otomano, em 1876.  Após a independência do Líbano, em 1946, os dois países passaram por várias fases de aproximação. Já em 1954, Brasil e Líbano abriram suas respectivas missões diplomáticas.

Libaneses no Brasil

Durante a aprovação do texto na Comissão de Relações Exteriores (CRE), o senador Esperidião Amin destacou a expressiva presença de descendentes de libaneses no Brasil.

— O Brasil é lar da maior diáspora libanesa no mundo. Estima-se em 10 milhões o número de pessoas de origem libanesa no Brasil. Por outro lado, há hoje cerca de 20 mil brasileiros vivendo no Líbano — lembrou.

Atualmente, o Senado tem 43 grupos parlamentares criados, alguns deles aguardando instalação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)