Torres, no RS, ganha título de Capital Nacional do Balonismo

Da Redação | 12/01/2024, 12h07

O município de Torres, no Rio Grande do Sul, foi reconhecido como a Capital Nacional do Balonismo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quinta-feira (11) a Lei 14.408, que deu o título à cidade. A sanção foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (12).

Há mais de 30 anos a cidade promove o Festival Internacional de Balonismo de Torres, que inclui apresentações, competições de balões esportivos, shows e atividades de lazer. Em maio de 2024, será realizada a 34ª edição do evento, o maior do tipo na América Latina.

A lei sancionada tem origem no PL 4.146/2023, da Câmara dos Deputados. O texto foi aprovado no Senado em dezembro do ano passado. A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Paulo Paim (PT-RS), na Comissão de Esporte.

Segundo ele, a prática de voos com balões de ar aquecido “é uma atividade fantástica” que já se tornou parte da cultura de Torres. Além disso, o balonismo tem importância econômica por mobilizar a cidade e atrair turistas durante o ano todo.

Em seu relatório, o senador destacou que o festival promovido anualmente é fonte de renda, emprego e oportunidades para empresas e empreendedores por movimentar “fortemente” os setores hoteleiro, comercial e gastronômico.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)