Girão celebra compra de equipamento esperado há dez anos em maternidade no Ceará

Da Agência Senado | 18/12/2023, 19h03

O senador Eduardo Girão (Novo-CE), em pronunciamento nesta segunda-feira (18), registrou que visitou o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha (CE). Ele relatou ter enviado uma emenda parlamentar de R$ 4,8 milhões ao hospital, para a aquisição de uma máquina de ressonância magnética, que, segundo o parlamentar, era uma demanda aguardada há mais de uma década. A aquisição, disse Girão, elevará o nível de atendimento do hospital, permitindo que mais pacientes sejam recebidos, além de ampliar os recursos que poderão ser obtidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do governo federal.

O parlamentar destacou que a instituição foi fundada em 1970 por integrantes da ordem beneditina, sendo uma organização filantrópica do terceiro setor, sem fins lucrativos. O hospital atende pacientes de toda a região do Cariri e do Centro-Sul cearense, que tem 42 municípios, com uma população de 1,3 milhão de habitantes.

— Como é boa a sensação de poder contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população num setor tão crítico e essencial como o da saúde pública! É questão de respeito, de dignidade humana. Fiquei extremamente impressionado com as condições impecáveis do hospital, que comprovam a excelência na gestão com a aplicação prática do princípio cuidar e servir, garantindo atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes — disse.

De acordo com Girão, o Hospital Maternidade São Vicente de Paula é um caso de sucesso na gestão de recursos públicos na área da saúde — uma exceção na realidade do país, onde ainda há desvio e desperdício na gestão da saúde pública, segundo ele.

O senador destacou ainda um investimento no valor de R$ 36 milhões para a construção de um centro de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama em Juazeiro do Norte (CE), beneficiando toda a região do Cariri.

— Esse investimento vai ser fundamental. E não é só a estrutura física para atender as pessoas; é também uma carreta que vai circular, de forma itinerante, fazendo exames, indo à casa das pessoas, às comunidades, para identificar, para fazer o diagnóstico precoce, para que essas pessoas possam, com uma cirurgia pequena, lá no centro de prevenção, num procedimento rápido e seguro, já conseguirem se livrar de um grande problema que teriam lá na frente. A máquina de ressonância magnética era um sonho antigo, de mais de dez anos, já está a caminho. E a construção, que já estará começando nos próximos dias, do Centro de Prevenção do Câncer, esse instituto, com a carreta também, já começa a ser construído no final de 2024 — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)