Comissão de Esporte aprova Torres, no RS, como Capital Nacional do Balonismo

Da Agência Senado | 15/12/2023, 09h03

A Comissão de Esporte (CEsp) aprovou na terça-feira (12) projeto que dá o título de Capital Nacional do Balonismo ao município de Torres (RS). O PL 4.146/2023, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do relator, senador Paulo Paim (PT-RS). O texto seguiu para sanção presidencial.

A prática de voos com balões de ar aquecido mobiliza a cidade gaúcha durante todo o ano, principalmente no Festival Internacional de Balonismo de Torres, que chegará à 34ª edição em 2024, sendo o maior evento do tipo na América Latina.

— Eu assino embaixo porque já estive lá também e, de fato, é uma maravilha. É inegável a importância do município de Torres para o balonismo não só em nosso país, mas em todo o mundo. É uma atividade fantástica que combina aventura, beleza e tranquilidade nas alturas. Com uma rica história e uma comunidade de entusiastas em todo o mundo, o balonismo oferece uma maneira emocionante e memorável de experimentar o mundo de uma perspectiva completamente nova — disse Paim na reunião.

A festividade atrai praticantes, turistas e interessados no esporte. Com isso, os setores comercial, hoteleiro e gastronômico da cidade são movimentados com geração de renda e empregos.

— É fonte de oportunidades para empresas e empreendedores que participam de forma organizada, movimentando fortemente os setores hoteleiro, comercial e gastronômico da cidade — observou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)