Paim pede retirar a Trensurb do Programa Nacional de Desestatização

Da Agência Senado | 13/12/2023, 16h02

O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento nesta quarta-feira (13), solicitou ao governo federal que retire a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) do Programa Nacional de Desestatização (PND), que prevê a transferência da companhia para a iniciativa privada. A Trensurb é uma empresa estatal federal com funcionamento desde 1985, e ligando a capital gaúcha a cidades dos Vales do Rio dos Sinos e Vale do Sapateiro, na região Metropolitana de Porto Alegre.

— Esta concessão não nos parece necessária, adequada, pois a Trensurb é uma empresa que opera muito bem. Uma eventual privatização não traria ganhos operacionais, ao contrário, traria para o Rio Grande do Sul uma enorme instabilidade, insegurança e problemas de gestão que hoje ocorrem em regiões onde este transporte foi concedido ao setor privado — disse.

Paim observou que a Trensurb transporta 120 mil pessoas por dia e possui infraestrutura e equipamentos capazes de transportar até 250 mil pessoas por dia, operando com energia limpa e renovável.

— Conceder a Trensurb ao setor privado, como deseja o atual governo do estado do Rio Grande do Sul, não vai eliminar a necessidade da manutenção dos subsídios que o governo federal atualmente assegura à empresa. Uma concessão sem a manutenção dos subsídios federais provocaria um aumento insuportável da tarifa à população usuária, o que seria catastrófico. Ou seja, mesmo privatizada, o governo federal continuará a repassar recursos públicos, agora para uma empresa privada — sustentou Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)