Heinze comemora dragagem de canal e avanço em hidrovia Brasil-Uruguai

Da Agência Senado | 13/12/2023, 16h21

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (12), comemorou a assinatura do edital de licitação para a contratação de empresa que será responsável pela dragagem do canal São Gonçalo, hidrovia brasileira que conecta a Lagoa Mirim com a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.

O parlamentar ressaltou que a medida deve impulsionar o comércio entre Brasil e Uruguai através do Porto de Rio Grande, um dos maiores polos industriais e portuários do Rio Grande do Sul. O edital também prevê a sinalização da futura hidrovia Brasil-Uruguai.

— Na sequência da dragagem, na sequência da sinalização, quando elas estiverem já em andamento no primeiro ano, já no ano dois, que ela seja concessionada. Seria a primeira hidrovia “pedagiada” do Brasil. Isso é muito importante para o norte e nordeste do Uruguai — disse.

O senador lembrou o encontro com o presidente do Uruguai, Luís Lacalle Pou, em março de 2020, para discutir parcerias a fim de melhorar o transporte de cargas, especialmente de produtos agrícolas, e diversificar as atividades econômicas, como aumentar a produção de alimentos em uma das regiões mais pobres do Uruguai. Além de melhorar a logística de importação e exportação, reduzindo custos de transporte.

— Diversifica a região, aumenta a produção, porque eles [produtores uruguaios] precisam chegar ao Porto de Rio Grande. Eles querem exportar pelo porto e querem importar pelo porto. Hoje o adubo, por exemplo, intenso, como é no plantio dessa região, tem que vir por caminhão por quase 500 quilômetros de Montevidéu para a região. Virá por água por 200 quilômetros. Além de o custo ser mais barato do que o caminhão — enfatizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)