Romário destaca primeiro lugar do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos

Da Agência Senado | 29/11/2023, 09h50

O senador Romário (PL-RJ) aplaudiu, em pronunciamento na terça-feira (28), o desempenho da equipe brasileira nos Jogos Parapan-Americanos, realizados em Santiago, no Chile. O senador destacou que o Brasil encerrou o evento conquistando 343 medalhas, mais que o dobro do segundo colocado, os Estados Unidos. Ele ressaltou que o Brasil não apenas dominou em número, mas também em diversidade, e subiu ao pódio nas 17 modalidades disputadas.

— Tudo isso, é o resultado de um trabalho contínuo, de longo prazo. São mais de 1,5 mil medalhas em todas as edições do Parapan. E por isso gostaria de parabenizar o Comitê Paralímpico Brasileiro, na pessoa do presidente, e meu grande amigo, Mizael Conrado. Ano que vem teremos Paralimpíadas de Paris e tenho certeza de que teremos outro grande resultado — disse.

Entre os atletas que contribuíram para as vitórias no evento, o senador destacou Douglas Matera, que conquistou oito medalhas de ouro em oito provas na natação. Romário enfatizou que o futebol brasileiro também garantiu medalhas de ouro tanto no futebol de cego quanto no futebol PC para atletas com paralisia cerebral. Além disso, o parlamentar também ressaltou as vitórias Eugênio Franco, de 63 anos, na modalidade tiro com arco e de Kauana Beckenkamp, de 14 anos, que garantiu medalha de prata no badminton.

— Queria deixar os meus parabéns aos atletas e a toda a delegação brasileira do Parapan. Vocês são motivo de muito orgulho para as suas famílias e para todo o Brasil. Meu desejo é que, cada vez mais, possamos reconhecer e valorizar o que vocês fizeram e ainda vão fazer para levantar a bandeira do nosso país aos lugares mais altos — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)