Izalci pede investimentos em educação profissional

Da Agência Senado | 28/11/2023, 16h30

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) ressaltou a importância da educação profissional para os jovens brasileiros. Em pronunciamento nesta terça-feira (28), o parlamentar destacou que o índice de desemprego em Brasília é o dobro da média nacional, com 30% dos jovens fora do mercado de trabalho, sem oportunidade do primeiro emprego.

Izalci sugeriu que a educação profissional saia da alçada do Ministério da Educação e seja transferida para o Ministério da Ciência e Tecnologia, passando a ser tratada pelas secretarias de Ciência e Tecnologia dos estados. Segundo o senador, existem muitos problemas na educação básica brasileira, o que não permite que as respectivas pastas de Educação tenham tempo para cuidar do ensino profissional.

— Aqui em Brasília, por exemplo, são mais de 700 escolas de ensino básico. De educação profissional, nós temos hoje 18 escolas. Então, ficam 18 no meio de 700, ou seja, sem muita atenção, sem priorizar realmente essa área, que é de suma importância. O mundo todo já trabalha com 50%, 60% dos jovens que fazem curso técnico. A gente não conseguiu chegar ainda a 10%. Então, essa geração que está aí, que se chama geração nem-nem, que não estuda e não trabalha, é exatamente por isso, porque saem do ensino médio sem nenhuma formação profissional. As empresas precisam de pessoas para trabalhar, então todas estão passando por dificuldades também por falta de mão de obra qualificada. Nós temos hoje muitas vagas de curso técnico na área de tecnologia da informação, são milhares e milhares no Brasil, e a gente não tem o oferecimento dessa capacitação.

O parlamentar lembrou que a Comissão Mista de Orçamento (CMO) está discutindo o Orçamento para 2024 e questionou se a educação não será contemplada. Segundo Izalci, existem milhares de obras inacabadas da educação por falta de recurso.

— A gente precisa discutir agora, na comissão mista, e repor aquilo que é carente no nosso Orçamento, que é recurso para a educação e a educação profissional. [...] A base da educação está na alfabetização, está na formação do professor, e a gente precisa dar atenção, criando aqui o fundo de formação de professores. Os nossos professores precisam de mais recurso para que eles possam entrar na era digital e possam trazer os alunos com prazer. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)