Lei declara Frei Egídio patrono do agricultor familiar

Da Agência Senado | 24/11/2023, 11h27

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (24), a Lei 14.732, que declara Frei Egídio Maria Moscini o Patrono do Agricultor Familiar Brasileiro. A homenagem reconhece os serviços prestados por Frei Egídio em prol dos pequenos agricultores, marcando uma trajetória de quase três décadas de contribuição significativa para a agricultura familiar de subsistência em Santa Catarina, e é oriunda do projeto de lei (PL) 4.550/2021, do senador Esperidião Amin (PP-SC).

O Frei, nascido em Valentano, na Itália, em 1884, ingressou na Ordem dos Servos de Maria aos 21 anos, em 1905. Sua chegada ao Brasil ocorreu em 1921, desembarcando no país após uma jornada de aproximadamente três meses. Sua atuação destacada na cidade do Rio de Janeiro foi apenas o início de uma jornada que o levou a servir a Comunidade Religiosa dos Servos de Maria.

Em 1947, Frei Egídio foi transferido para o município de Araranguá, em Santa Catarina, onde sua presença tornou-se marcante não apenas como conselheiro espiritual, mas também por sua dedicação aos pequenos agricultores locais. O frei faleceu em agosto de 1976, aos 92 anos, no Seminário de Turvo, também em Santa Catarina.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)