Concurso de redação do Jovem Senador debate os 200 anos do Senado

Da Comunicação Interna | 23/11/2023, 08h51

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou em Plenário o tema da redação para o próximo concurso de redação do Jovem Senador: "Os 200 anos do Senado Federal e os desafios para o futuro da democracia".

Pacheco celebrou o papel do Parlamento no fortalecimento da democracia ao longo dos anos.

— O tema do Jovem Senador celebra os dois séculos do Poder Legislativo brasileiro, instituído pela Constituição de 1824. Apesar de aquela carta ter sido um texto outorgado pelo imperador [dom Pedro I], já esboçava os ideais do Estado democrático de direito, definindo direitos individuais, a separação dos Poderes e a limitação do poder do Estado. Com o tempo, as formas de governo foram sendo alternadas, inspiradas pelo amadurecimento da nossa democracia, de forma que o Parlamento é hoje um sinal inegável da conquista democrática — afirmou.

A diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Erica Ceolin, explicou que o tema faz parte das comemorações pelos 200 anos do Senado e destacou a importância do fortalecimento da educação política entre os jovens.

O Jovem Senador é dedicado aos estudantes do ensino médio das escolas públicas do Brasil. É um projeto do Senado Federal voltado para a cidadania. Nós queremos engajar os estudantes do país no conhecimento de política para que eles entendam as leis, saibam reivindicar os seus direitos, entendam os seus deveres — disse.

O Jovem Senador é realizado anualmente desde 2010 como parte do Programa Senado Jovem Brasileiro, que também engloba o Concurso de Redação do Senado, feito desde 2008. 

Nos últimos 13 anos, foram criadas 54 proposições a partir de ideias legislativas apresentadas no programa e 40 foram aceitas e tramitaram na Casa. Duas seguiram como proposta de emenda Constitucional (PEC).  Pacheco também exaltou esse ponto sobre a iniciativa. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)