Paim apoia urgência para Câmara votar Dia da Consciência Negra como feriado nacional

Da Agência Senado | 22/11/2023, 15h59

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou que a Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (21), requerimento de urgência para a votação do projeto que declara feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (PL 3.268/2021). Em pronunciamento nesta quarta-feira (22), o parlamentar, que foi relator do texto no Senado (com o número PLS 482/2017), espera que a proposta seja aprovada na Câmara ainda essa semana. Segundo ele, a relatora, deputada Reginete Bispo (PT-RS), apresentou um parecer igual ao do Senado. O objetivo é assegurar que a lei seja sancionada ainda em novembro.

— Atualmente, seis estados já aprovaram nas suas assembleias legislativas que essa data de Zumbi, da consciência negra, seria feriado naquela região. Feriado já aprovado: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Várias capitais e municípios também já aprovaram o feriado, numa homenagem ao grande Zumbi dos Palmares, que sonhava com uma sociedade onde negros, brancos, indígenas pudessem viver em parceria.

Para Paim, a data é um momento de consciência e debate sobre todas as formas de preconceito, discriminação e racismo que atingem a sociedade, sofridas por pretos, pardos, brancos, quilombolas, indígenas, idosos, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, pobres, mulheres, moradores de rua, desempregados, imigrantes, refugiados.

— Estamos resgatando a luta do nosso povo, oportunizando uma data simbólica para a reflexão das nossas origens, da nossa negritude, da nossa brasilidade. Cada um contando sua história, independentemente da sua origem, da sua etnia. Somos o que somos e o que queremos ser e sentir. Somos parte deste momento enorme, mosaico de gente, de milhares de gestos, risos, lágrimas, de cores, sabores e de culturas, que é o nosso gigante Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)