Kajuru sugere punição à CBF por desorganização em jogo da Seleção

Da Agência Senado | 22/11/2023, 19h33

Em pronunciamento no Plenário nessa quarta-feira (22), o senador Jorge Kajuru (PSB–GO) sugeriu que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) seja punida de alguma forma pela FIFA devido às brigas e confusões envolvendo torcedores brasileiros e argentinos, no estádio do Maracanã, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O senador criticou a falta de organização da CBF e sua negligência ao ignorar o risco do encontro entre as torcidas.

—  Nos momentos que antecederam a partida, a derrota foi por goleada. Cenas de selvageria, briga entre torcedores e agressão de policiais aos visitantes. A responsabilidade ou irresponsabilidade total foi da CBF. Porque só acontece por aqui em situações semelhantes. A CBF, que deveria se chamar Confederação Brasileira de Futebol na verdade, é "Casa Bandida do Futebol" — afirmou.

O senador ainda criticou a administração do estádio, a Polícia Militar e a própria CBF por empurrarem responsabilidades. Para ele, a falta de separação entre torcedores brasileiros e argentinos no estádio destacou a irresponsabilidade da entidade. O parlamentar observou que, “para a FIFA, entidade máxima do futebol, a CBF é organizadora da partida e, por isso, pode sofrer qualquer tipo de punição”.

Kajuru também enfatizou que o “vexame” no Maracanã, se junta a outros eventos internacionais que ocorreram no Brasil, também marcados pela falta de planejamento, desrespeito aos consumidores e violência. Segundo ele, problemas foram registrados no show da banda mexicana RBD; na final da Copa Libertadores da América, entre Boca Juniors e Fluminense; e na apresentação da cantora norte-americana Taylor Swift.

—  Os episódios recentes, perto das festas de fim de ano e na véspera do início do verão, não podem ser ignorados, devem servir de alerta e lição a prefeitos, autoridades de segurança, administradores de ginásios e estádios, setor hoteleiro, defesa civil e responsáveis por entretenimento. Diversão é coisa séria. Que sejam tomadas providências e que a Comissão de Esportes imediatamente tome providências e convoque os responsáveis — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Jorge Kajuru