Setembro como mês de conscientização de doenças cardiovasculares vai a sanção

Da Agência Senado | 08/11/2023, 14h43

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (8), em votação final, projeto que institui setembro como mês da conscientização sobre doenças cardiovasculares. O presidente do colegiado, senador Humberto Costa (PT-PE), relatou o PL 3.811/2019. Como já foi aprovada na Câmara, a proposta segue para sanção, a menos que haja requerimento para votação no Plenário do Senado.

Médico, Humberto lembrou que as doenças cardiovasculares — que afetam o coração e os vasos sanguíneos — são a principal causa de mortalidade entre os brasileiros. Elas respondem por 30% de óbitos por doenças não transmissíveis, causando cerca de 400 mil mortes todos os anos no país. Segundo o Ministério da Saúde, hoje as doenças cardiovasculares atingem cerca de 14 milhões de pessoas, afetando principalmente os mais pobres, que tem dificuldade de acesso a tratamentos de alta qualidade. 

Campanha

O projeto prevê que durante o mês de setembro haverá uma campanha dividida por semanas para alertar a população sobre a cardiopatia isquêmica, a cardiopatia congênita, as doenças da aorta e as doenças das válvulas cardíacas. O objetivo é disseminar, com alertas nos meios de comunicação, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças cardíacas.

— O diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares nos mais jovens possibilita melhores tratamentos e o controle mais rígido das doenças relacionadas ao coração, que podem se agravar ao longo dos anos se não forem corretamente tratadas. Os médicos são categóricos em dizer que o estilo de vida é um dos fatores de risco. A prática de atividades físicas e a redução do stress, associadas ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação saudável, tendem a reduzir em 80% essas mortes — disse Humberto.

Apesar da importância da prevenção, o relator citou estudo da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo apontando que 23% dos brasileiros nunca foram ao cardiologista.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)