Veneziano celebra chegada do Hospital do Amor em Campina Grande

Da Agência Senado | 25/10/2023, 18h23

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) agradeceu, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (25), à direção do Hospital de Câncer de Barretos (SP) pelo apoio à implantação, em Campina Grande (PB) de uma unidade do Hospital do Amor. O senador destacou que a instituição de Barretos é referência nacional do tratamento e na pesquisa do câncer e tem como política levar atendimento para cidades menores. Ele também ressaltou a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer.

— A política da direção do Hospital de Barretos é levar não para as capitais, mas principalmente para as cidades que oportunizam as chances de acesso às pessoas moradoras de municípios de menor porte e que quase sempre não dispõem dos instrumentos, dos meios materiais, equipamentos tecnológicos da saúde. O Hospital de Barretos faz isso, interioriza para que o acesso e a prevenção do câncer de mama, do câncer do colo do útero e também do câncer de boca possa ser feito de maneira que permita aos cidadãos, notadamente às cidadãs, ao público feminino, um diagnóstico precoce, com perspectiva muito maior de cura.

Veneziano agradeceu a contribuição do senador Davi Alcolumbre (União-AP), que o apresentou ao diretor-presidente do Hospital de Barretos, Henrique Prata, para a conquista da unidade do Hospital do Amor na Paraíba.

PEC do Plasma

O parlamentar também relatou que durante debate promovido nesta quarta pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos (CDH), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, manifestou posicionamento contrário à PEC do Plasma (PEC 10/2022), que pode abrir a possibilidade de comercialização do plasma humano. Veneziano expôs suas preocupações com a proposta.

— Seria aterrador, sob todos os aspectos humanitários e éticos, o desmantelamento da estrutura dos nossos hemocentros, o fechamento da própria Hemobrás. A justificativa usada, de que não temos no país as condições suficientes para a produção de medicamentos, não sugere absolutamente que percamos de vista aquilo que a Constituição Federal preserva-nos, que é exatamente a proibição taxativa [de comercialização] de órgãos, e o sangue é órgão.

Veneziano também destacou posição favorável do governo ao Projeto de Lei (PL) 1.435/2022, do deputado federal Antonio Brito (PSD-BA), que determina a revisão anual dos valores para a remuneração de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)