Pacheco elogia repatriação de brasileiros pela FAB

Da Agência Senado | 17/10/2023, 17h40

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, cumprimentou a Força Aérea Brasileira (FAB) pela operação dos voos de repatriação de brasileiros em função da guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas. Ao abrir a ordem do dia do Plenário nesta terça-feira (17), Pacheco disse que é importante reconhecer e enaltecer os esforços da FAB em favor da segurança e do bem-estar dos brasileiros.

O presidente lembrou que, desde o início do conflito, cinco voos da FAB saíram de Tel Aviv, em Israel, e desembarcaram no Brasil com mais de 900 brasileiros repatriados. Além disso, acrescentou Pacheco, a Embaixada do Brasil em Israel está fazendo a conferência final para o sexto voo, que trará 215 brasileiros. O avião da FAB deve decolar nesta quarta (18), em direção ao Rio de Janeiro. Ele também disse torcer para que os mais de 30 brasileiros na Faixa de Gaza consigam voltar para o Brasil de forma segura.

— A situação de guerra traz consigo desafios logísticos e operacionais. A FAB, que é motivo de orgulho para brasileiros e brasileiras, demonstrou profissionalismo e dedicação ao realizar essa missão — registrou Pacheco.

Para o presidente do Senado, é importante também destacar a coragem dos militares envolvidos na operação. Ele disse que o trabalho de resgate dos brasileiros é digno de reconhecimento e gratidão e também ressaltou a diplomacia e o diálogo na busca de soluções pacíficas para os conflitos.

— O Brasil tem um histórico de defesa da paz e respeito aos direitos humanos, e essa operação reforça nosso compromisso em proteger e assistir nossos cidadãos em situação de crise — afirmou.

Afeganistão

Pacheco também manifestou a solidariedade do Senado com o povo do Afeganistão, que sofreu ao menos três terremotos graves nas últimas semanas — eventos que atingiram 20 mil pessoas e deixaram mais de 2 mil mortos. Segundo ele, a situação é alarmante, com milhares de casas destruídas e com mulheres e crianças ao ar livre, com medo de novos abalos.

O senador destacou as campanhas internacionais promovidas pela ONU, para arrecadar recursos em benefício do Afeganistão. Os valores arrecadados serão direcionados para a construção de abrigos, para a aquisição de aquecedores e para o transporte de água potável. Ele lembrou ainda que o inverno na região se aproxima, o que torna a ajuda humanitária urgente e imprescindível.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)