Chanceler vem ao Senado falar sobre posição no conflito Israel-Palestina

Da Agência Senado | 16/10/2023, 18h38 - ATUALIZADO EM 17/10/2023, 15h05

Diante da escalada do conflito entre Israel e Palestina e a crise humanitária na Faixa de Gaza, a Comissão de Relações Exteriores (CRE) marcou uma audiência pública para ouvir o chanceler Mauro Vieira. Ele deverá esclarecer a posição diplomática do Brasil na guerra entre o grupo palestino Hamas e Israel. A reunião com o ministro das Relações Exteriores começa às 13h desta quarta-feira (18).

Mauro Vieira virá ao Senado de forma espontânea. A audiência foi acertada com o presidente da CRE, o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

“Com o agravamento do conflito no Oriente Médio, estamos convocando uma reunião extraordinária da CRE do Senado na quarta (18), às 13h, para debater a posição da diplomacia do Brasil e a repatriação dos brasileiros nas áreas de conflito”, apontou o senador em sua conta em uma rede social.

Senadores de diferentes correntes partidárias têm se manifestado desde que o grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou em 7 de outubro um ataque surpresa a Israel, que reagiu com bombardeios. A guerra na região entra no 11º dia nesta terça-feira (17), mas o histórico de conflitos no Oriente Médio remete ao começo do século passado.

Parlamentares de oposição têm cobrado um posicionamento claro do governo brasileiro contra o Hamas. Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) apresentou um requerimento na CRE para ouvir Mauro Vieira sobre o tema. O pedido não foi votado.

“A nota divulgada pelo Itamaraty não deixou claro a posição do Brasil em relação ao grupo Hamas. Todo e qualquer ato terrorista deve ser repudiado por qualquer governo que defende as declarações internacionais de guerra, uma vez que, estão sendo vitimados civis, crianças, idosos, mulheres, cidadãos de diversas nacionalidades inclusive brasileiros”.

Já parlamentares governistas têm destacado que o governo atuou de forma célere para repatriar brasileiros que viviam na região do conflito.

“A operação do governo brasileiro para repatriar brasileiros e brasileiras que estavam em Israel foi um sucesso! Até ontem, mais de 1.000 pessoas já retornaram para as suas casas em paz!”, apontou o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA) em postagem em uma rede social nesta segunda-feira (16).

A reunião será interativa, transmitida ao vivo e aberta à participação dos interessados por meio do portal e-cidadania, na internet, em senado.leg.br/ecidadania ou pelo telefone da ouvidoria 0800 061 22 11.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)