CE aprova homenagem a ex-vereadores com nome de pontes em Marabá (PA)

Da Agência Senado | 10/10/2023, 17h10

A Comissão de Educação (CE) aprovou no último dia 26 o projeto de lei que nomeia duas pontes contíguas em Marabá (PA) em homenagem a dois ex-vereadores da cidade (PL 4539/2020). Raimundo Cunha, o Mestre Cunha, e Hiran Bichara darão nome às principais pontes sobre o rio Itacaiúnas, que divide a cidade. O projeto já foi enviado para a Câmara dos Deputados.

Raimundo Cunha nasceu em Mirador (MA), em 1925, e se mudou para Marabá na juventude. Além de vereador, foi garimpeiro e comerciante. Morreu em 1999, em Belém. Hiran Bichara Gantus nasceu em Marabá em 1928, foi empresário e exerceu mandatos na Câmara Municipal entre 1959 e 1970. Morreu em 2016, também na capital paraense.

As pontes que receberão os nomes dos ex-vereadores fazem parte da BR-230, a Rodovia Transamazônica. Elas cruzam o rio Itacaiúnas perto da sua foz, onde ele deságua no rio Tocantins, e liga os núcleos de Cidade Nova e Nova Marabá. A ponte no sentido sul-norte receberá o nome de Ponte Mestre Cunha. Já o sentido norte-sul será chamado Ponte Hiran Bichara Gantus.

O projeto é do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que classifica Cunha e Bichara como “grandes cidadãos marabaenses”. O senador explica que a nomenclatura dupla das pontes, que são adjacentes, não gera risco de desorientação para a população local. 

“Além de terem sentidos de trânsito distintos, as pontes são construções separadas por vários metros de distância, possuindo, inclusive, datas de inauguração diferentes. Ademais, seria injusto, diante da relevância histórica de ambas as figuras locais, homenagear apenas uma delas”, explica ele na sua justificativa para o projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Zequinha Marinho