Plínio cobra ações estruturantes no AM para combate à estiagem

Da Agência Senado | 04/10/2023, 19h46

Em pronunciamento nesta quarta-feira (4), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou que o governo não apresenta medidas estruturantes para enfrentar a seca histórica que atinge o Amazonas. O parlamentar disse o Poder Executivo anunciou auxílios para moradores das regiões afetadas, mas impede obras como o asfaltamento da BR-319, que reduziria o isolamento dos habitantes.

Plínio apontou que os principais rios do Amazonas apresentam níveis críticos, comprometendo o transporte da população e o abastecimento das cidades e vilas, mas a situação seria atenuada se a rodovia não estivesse deteriorada.

— As dificuldades que o Amazonas hoje encontra não serão resolvidas com esse tipo de auxílio emergencial [...] Os problemas causados a nós amazônidas decorrem, na verdade, do isolamento imposto à região e das travas que impedem nosso desenvolvimento. Vamos lembrar que o Amazonas hoje está isolado, sem comunicação por terra com o restante do Brasil. A única via que ligava o estado ao território nacional era, e é, a BR-319. Eu digo "era" porque ela hoje está praticamente intransponível, após décadas de deterioração — afirmou.

Segundo Plínio, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, manifestou preocupação com a morte de mais de cem botos no Lago Tefé e prometeu uma renda emergencial para os pescadores, mas nega o asfaltamento da BR-319.

— O alimento que não vai pelo rio, que não vai pelo navio, poderia ir pelo caminhão, pelas carretas. Mas não vão, porque o Ministério do Meio Ambiente conseguiu suspender a licença temporária que o Ibama havia concedido para o asfaltamento da BR-319 — criticou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)