Criação de liga no futebol será debatida pela Comissão de Esporte

Da Agência Senado | 04/10/2023, 15h03

A Comissão de Esporte (CEsp) fará audiência pública, em data a ser definida, sobre criação de uma liga para gerir os principais campeonatos de futebol no Brasil. O requerimento para o debate, aprovado nesta quarta-feira (4), é do presidente da comissão, senador Romário (PL-RJ).

— Dos 10 campeonatos nacionais mais rentáveis e relevantes no mundo, só o brasileiro não é organizado por uma liga independente de clubes. Isso tem impedido os clubes de se organizar de forma autônoma, construir um pacote único de comercialização dos jogos e fazer as reformas modernizantes e estruturais em nosso mercado da bola — argumentou o senador.

Para a audiência, Romário convidará o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim; o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt; o presidente do Inter (RS), Alessandro Barcellos; e o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani. Também serão chamados Flavio Zveiter, representando a entidade Liga do Futebol Brasileiro (Libra); Guilherme Benchimol, CEO da XP Investimentos; e Sergio Carneiro, do fundo Mubadala.

Segundo Romário, a partir da efetivação de uma liga na organização do Campeonato Brasileiro, será dobrado o valor de venda da comercialização dos direitos de transmissão. E, no médio prazo, "a expectativa é que a valorização seja ainda maior". O problema apontado pelo senador é que, até o momento, os principais clubes ainda vivem um impasse, criando ligas que não reúnem em torno de um projeto comum. E essa cisão representaria "uma ameaça concreta à formação de uma liga efetiva".

Romário afirmou que a Comissão de Esporte contribuir para que as grandes agremiações envolvidas nas principais competições cheguem a consenso, possibilitando que uma liga unida saia do papel.

— A efetivação dessa liga é uma necessidade mais condizente às potencialidades econômicas, e toda a cadeia produtiva geradora de empregos e renda em torno dos grandes clubes — declarou.

Futebol feminino

Também por iniciativa de Romário, a CEsp aprovou a realização de outras audiências públicas, todas com datas ainda a serem definidas.

O presidente da CEsp deseja debater com o ministro do Esporte, André Fufuca, e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, alternativas para fortalecer o futebol feminino no Brasil. Para esta audiência, serão chamadas também a jornalista Ana Thaís Matos; o técnico da seleção feminina, Arthur Elias; e a coordenadora de Seleções Femininas da CBF, Aline Pellegrino.

Plano Nacional do Esporte

Outra audiência a ser realizada terá como foco o Plano Nacional do Esporte (PL 409/2022), o PNEsporte. Já aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto está em análise na CCJ do Senado. Nesta audiência, serão chamados representantes dos ministérios do Esporte, da Educação e da Saúde. Também deverão participar representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da CBF. Outros a serem chamados serão Umberto Panzetti, presidente da Associação Brasileira de Secretários Municipais do Esporte (Absmel) e a ex-jogadora de basquete Magic Paula.

Doping

A CEsp também aprovou a realização de uma audiência para debater a estrutura brasileira de controle ao doping no esporte. Romário também deseja a participação de André Fufuca nesta audiência, além de outros especialistas e gestores envolvidos em entidades de combate ao doping no esporte brasileiro. Caberá a Romário definir as datas das audiências públicas aprovadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)