Representação Brasileira no Parlasul reelege Nelsinho Trad como presidente

Da Agência Senado | 13/09/2023, 19h23

Reunida nesta quarta-feira (13), a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) reelegeu o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) como presidente. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi eleito vice-presidente da delegação brasileira. O senador Humberto Costa (PT-PE) e o deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP) também foram eleitos vice-presidentes. O mandato vai até o final de 2024.

A próxima reunião do Parlasul está marcada para 25 de setembro em Montevideo, no Uruguai, sede do grupo. O Parlasul funciona desde maio de 2007, com pelo menos uma reunião por mês naquele país.

De acordo com Trad, o Parlasul tem tratado como prioridade as negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Procura também intermediar as demandas dos setores empresariais, da sociedade civil e culturais nos mais diversos processos de integração, negociações e parcerias entre as nações do bloco.

— Ao que tange o livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, vamos avançar para impactar o de melhor para vida do cidadão — prometeu o senador.

Além de 9 senadores e 27 deputados federais brasileiros, o Parlasul tem 26 parlamentares argentinos, 18 uruguaios e 18 paraguaios. Outros 13 parlamentares bolivianos também fazem parte: atuam nas comissões e no Plenário com direito a voz e encaminhamentos, mas não têm direito a voto. Isso porque a Bolívia ainda é um membro observador do Mercosul, não um membro pleno.

Com Agência Câmara

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)