Comissão do hidrogênio verde decide visitar projetos em São Paulo

Da Agência Senado | 13/09/2023, 15h31

Integrantes da Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde devem visitar fábricas no estado de São Paulo para conhecer experiências relacionadas ao hidrogênio e ao biogás. Requerimento com essa finalidade foi aprovado na reunião desta quarta-feira (13) pelo colegiado. A visita ainda não tem data marcada. 

Originalmente, o requerimento 09/2023, do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), era para uma audiência pública com o objetivo de debater o uso do hidrogênio como fonte limpa para mobilidade no Brasil. O presidente do colegiado, senador Cid Gomes (PDT-CE), propôs a mudança para que a comissão ouvisse os convidados sugeridos in loco, já que o plano de trabalho da comissão já previa essa visita.

— Poderíamos otimizar e, em vez de chamá-los aqui, a comissão se deslocaria para São Paulo. Ouviria essas pessoas e visitaria as seguintes instalações que têm experiências que valem a pena ser conhecidas na área do hidrogênio verde: a fábrica da Toyota, na cidade de Sorocaba; uma unidade fabril de eletrolisadores [produção de hidrogênio por meio de um processo químico, a eletrólise], na cidade de Campinas; e o projeto de produção de hidrogênio verde na cidade de Santos — listou Cid.

Os convidados previstos no requerimento são empresas com experiência na área, além de representantes da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A visita ainda não foi marcada, mas a data originalmente prevista no plano de trabalho é dia 9 de novembro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)