Homenagem ao Avaí é marcada por manifestação apaixonada de torcedores

Da Agência Senado | 28/08/2023, 13h09

Tomado pelas bandeiras nas cores azul e branco, o Plenário do Senado celebrou, nesta segunda-feira (28), o centenário do Avaí Futebol Clube. A sessão especial, requerida pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), foi marcada pela manifestação apaixonada de diretores, ex-jogadores e representantes da torcida do Leão da Ilha. 

Fundado em 1º de setembro de 1923, o clube conquistou 18 títulos catarinenses e um título brasileiro da série C. O time também carrega a marca de possuir a melhor campanha da história de Santa Catarina na Série A, quando terminou em sexto lugar no Campeonato Brasileiro de 2009. 

Torcedor do time, Amin falou do orgulho e da paixão pela trajetória de glória do Leão da Ilha ao fazer referência a um dos símbolos do clube, o ex-jogador e ex-diretor Saul Oliveira. Ele se tornou o maior artilheiro do clássico de Florianópolis entre Avaí e Figueirense, com 41 gols em 45 jogos. 

— De todos os jogadores, não vou mencionar os que estão ainda rodando, mas não posso deixar de mencionar Saul Oliveira. Ponta esquerda, número 11, que foi — aí numa colocação pessoal — foi a razão pela qual o meu pai, que era imigrante, se transformou num torcedor muito empenhado do Avaí. Também não posso deixar de mencionar que nosso hino, o hino mais bonito disparado, sem contestação, é produção de Fernando Bastos, ilustre presidente do Avaí, e Luiz Henrique Rosa — registrou. 

Amin ainda explicou que o nome Avaí teve origem em referência a Batalha do Avahy, um episódio da Guerra do Paraguai, ocorrida em 1864. Posteriormente a grafia foi alterada para Avaí. Ele também lembrou que o time surgiu da reunião de um grupo de jovens que disputava partidas de futebol no bairro Pedra Grande, em Florianópolis, com a coordenação do comerciante Amadeu Horn. Ele foi o responsável por presentear os meninos com uniformes listrados em azul e branco. 

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) lembrou das coincidências que ligam o time do Fortaleza, seu clube do coração, ao time do Avaí. A começar pelo mascote da torcida: o da capital cearense, Leão do Pici, o outro, Leão da Ilha. Ele contou sobre as experiências que viveu quando foi diretor do Fortaleza, enfrentando o time do Avaí, em especial em 2018, quando os dois clubes conquistaram o acesso para a série A do Campeonato Brasileiro. Para ele, o Avaí se caracteriza por uma paixão que vai além do futebol. 

— O futebol é muito além do esporte em si, da disputa de um time querer ganhar do outro nos campeonatos. Ele foi feito justamente para que a gente possa levar valor e princípios para os torcedores, cultura de paz, defesa da vida, e eu acho que essa é a beleza da paixão nacional. 

Organização administrativa

O presidente do clube, Júlio César Heerdt, ressaltou que o time tem histórias e conquistas que marcam esse centenário, além de uma perspectiva de ainda mais vitórias para os próximos 100 anos tendo como foco a organização administrativa e financeira do clube. 

 — Para que isso vire realidade, temos uma responsabilidade enorme. No ano do nosso centenário também é um período de reconstrução do clube. De planejamento, de organização, de ética, seriedade. São as palavras que nos guiam em um esforço de sanar problemas históricos como nosso endividamento, que poderiam comprometer o futuro da instituição. Nos últimos anos, precisamos cortar despesas, postergar investimentos, desenvolver novas estratégias para conquistar e manter sócios. 

Na avaliação de Alexandre Espíndola, ex-presidente do Conselho Deliberativo do Clube, ser avaiano é uma virtude e se confunde com a história de Florianópolis, marcada por lutas de força e garra. 

— Quando conhecemos alguém em Florianópolis a gente sempre pergunta: é avaiano ou é do outro lado da ponte? Para cada um de nós ser avaiano é uma grande honra colocar isso no peito. 

Também ressaltaram a importância do Avaí para a sul do Brasil a representante do governo do estado de Santa Catarina, Vânia Franco, e o representante da Federação Catarinense de Futebol, Rodrigo Capella. 

— De acordo com estimativas recentes, o Avaí é o clube com a maior torcida de Santa Catarina, aproximadamente mais de 500 mil torcedores. É muita responsabilidade falar no centenário de um time que provoca alegrias e emoções. O amor por um clube, por um time de futebol não se explica e eu também não consigo explicar esse amor que eu tive pelo Avaí desde então quando eu conheci e fui ver uma partida — declarou Vânia Franco. 

Amin entregou, em nome do Senado, uma placa ao presidente do Avaí como homenagem ao centenário do clube. Também foram concedidos certificados a pessoas que fizeram a história do time, entre eles, o ex-jogador do clube Emerson Silva. Natural de Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal, tornou-se um dos grandes destaques do time na conquista do acesso à Série A no Campeonato Brasileiro de 2008. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)