Exposição e sessão especial homenageiam o Programa Jovem Senador

Da Comunicação Interna | 23/08/2023, 11h11

Emoção. Foi esse o tom da abertura da exposição “Da sala de aula ao Senado, o amanhã se constrói com a nossa voz”, seguida pela sessão especial em homenagem ao Programa Jovem Senador, que ocorreram na terça-feira (22). 

Senadores, colaboradores da ativa e aposentados, coordenadores das secretarias de educação estaduais, jovens senadores atuais, seus professores, alguns diretores de escolas e os presidentes das mesas jovens das dez edições passadas marcaram presença. Nos discursos, o reconhecimento do programa que há mais de dez anos leva temas sobre cidadania e democracia para reflexão nas escolas e aproxima a juventude da Casa.

Ao final da sessão, servidores e colaboradores do Senado que se destacaram por sua longa atuação no programa foram homenageados, representando todos aqueles que contribuem para seu sucesso. Entre eles estavam as idealizadoras Cláudia Lyra, ex-Secretária-Geral da Mesa e servidora aposentada, e a servidora Lucyana Vega, à época lotada na Secretaria de Relações Públicas.

Reconhecimento

O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente do conselho do Jovem Senador e requerente da sessão, convidou os jovens a serem agentes na formação da política brasileira.

 Observem o símbolo do projeto, a árvore. Ela simboliza a educação e a formação política em crescimento. Escrevam seus próprios caminhos e que suas experiências aqui fortaleçam suas paixões pela cidadania, pela política e pelo bem-estar de todo o nosso sofrido povo brasileiro  exaltou.

Ilana Trombka, diretora-geral do Senado, destacou a presença feminina no programa e afirmou que a juventude é um valor que se renova, inclusive entre os colaboradores da Casa.

 Dá vontade de lutar por representatividade, de ousar e inovar junto com esse estudante que hoje é o jovem senador e a jovem senadora. O que um dia foi um sonho da Relações Públicas, com o apoio e trabalho conjunto da comunidade do Senado Federal, é hoje realidade e já deixa um legado — comemorou.

Jovem senador pela Paraíba eleito presidente da Mesa Jovem na edição de 2016, Pedro Manoel Neto demonstrou como o programa é capaz de alimentar sonhos e desafiar questões profundas em nosso país, como o racismo estrutural e a equidade. 

 A beleza do programa também está na sua ousadia de trazer jovens de todo o Brasil, filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras, crias da escola pública, para desenhar sonhos e fazer germinar novas ideias nesse espaço que, mesmo tendo cadeiras grandes demais para nos acomodar, precisa nos receber, nos ouvir e nos levar a sério. Continuo acreditando, assim como naquela época, que a política é o melhor caminho para mudar o mundo. Para isso, é preciso que todas as pessoas sejam incluídas em equidade nos espaços de poder e de decisão  defendeu.

Quem faz acontecer

Os representantes das três áreas responsáveis pela realização do programa no Senado, conforme Resolução 42/2010, também discursaram. Secretária-Geral da Mesa Adjunta (SGM), Sabrina Nascimento reforçou: “durante toda a semana de vivências legislativas a SGM permanece, com muito carinho, à disposição de vossas Excelências”, referindo-se aos jovens senadores.

Danilo Aguiar, consultor-geral do Senado, destacou que o programa é um reflexo do compromisso do Senado em ouvir e integrar as vozes da juventude que moldam nosso país.

 A interação entre os jovens senadores e servidores é uma troca de aprendizados. Enquanto nós oferecemos expertise técnica, os jovens trazem inovação, frescor e uma visão contemporânea sobre os desafios que enfrentamos. Essa sinergia é que torna o programa tão especial e profícuo  explicou.

Por fim, a diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom) Erica Ceolin afirmou que o programa traz uma esperança capaz de se transformar em concretude histórica.

 Cada tema trabalhado nas redações não carregou somente o saber literal. A experiência demonstrou que serviu de incentivo para despertar e recuperar a autoestima de muitos estudantes e educadores. Temos relatos de bullying que perderam força, saberes valorizados e talentos estimulados por causa da participação no projeto  relatou.

Evento prestigiado

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), líder do Bloco Parlamentar da Resistência Democrática, esteve presente e falou da importância do envolvimento político para a garantia de direitos “porque é só através da política que nós podemos transformar a vida das pessoas e dar vida, vez e voz às garantias constitucionais dos direitos sociais e da premissa de que todos somos iguais perante a lei”, destacou.

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) chamou a atenção para o fato de que 20 dos finalistas deste ano são mulheres e afirmou que “apesar de fazer menos de 100 anos que nós mulheres podemos votar e sermos votadas, onde depende de educação e processo seletivo nós, mulheres, avançamos muito”.

Estiveram presentes também o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o representante do Ministério da Educação, Yann Evanovick, o deputado federal Pastor Diniz (União-RR), a estudante e segunda colocada pelo Distrito Federal no Jovem Senador, Ivinny de Miranda Santana, do Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia, e alunos do Centro Educacional São Francisco de São Sebastião, escola da terceira colocada pelo DF.

Em cartaz

A exposição “Da sala de aula ao Senado, o amanhã se constrói com a nossa voz”, em cartaz no Salão Negro até 22 de setembro, registra o histórico do Jovem Senador e a trajetória dos estudantes desde a sala de aula até a vinda a Brasília.

Ao lembrar que historicamente 70% dos jovens finalistas vêm de cidades com menos de 50 mil habitantes, o curador e coordenador do programa no Senado Antônio Carlos Burity apresentou o conceito central da exposição, o verbo “voar”.

 Eles voam não somente nas aeronaves que os trazem a Brasília, mas nas proposições, nas ideias. Eles também passam a compreender que não estão aqui para somente serem autores de projetos, mas para exercitarem a arte do consenso, pois não é o desejo individual que vai definir a versão final do texto  explicou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)