Seif critica julgamento do STF sobre porte de drogas

Da Agência Senado | 09/08/2023, 09h40

Em pronunciamento nessa terça-feira (8), o senador Jorge Seif (PL-SC) criticou o julgamento de ação pelo Supremo Tribunal Federal (ST) sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. O relator, ministro Gilmar Mendes, liberou o processo e sugeriu a retomada da votação na próxima quarta-feira (16). Até agora, quatro ministros votaram a favor da descriminalização da maconha para uso pessoal. 

— Este Parlamento discutiu, tanto na gestão anterior do presidente Lula quanto na gestão do presidente Bolsonaro, e disse um sonoro "não" à liberação de uso de drogas, lembrando, que somos 513 Deputados e 81 senadores que passaram pelo escrutínio público e pelo sufrágio de nada mais nada menos que 123 milhões de brasileiros que nos escolheram para representá-los — disse

O senador citou dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2023, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, segundo o qual em países onde o porte de drogas foi descriminalizado para fins recreativos houve aumento de criminalidade. 

Segundo Seif, se o STF autorizar o uso de drogas, quase 30% da população prisional pode ser desencarcerada, o que, na opinião dele, fere a vontade popular, invade atribuições do Congresso e beneficia criminosos.

— Além dos danos à saúde, escravidão dos nossos jovens nas drogas, provas da ONU do aumento de violência, crime, drogados, danos e efeitos colaterais, essa decisão fere não só o Parlamento, fere não só a vontade popular, fere não só nossa autonomia e atribuições. Essa decisão beneficia criminosos e traficantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)