Senadores discutem transição energética global em viagem oficial à Índia

Da Agência Senado | 18/07/2023, 17h34

Os senadores Marcelo Castro (MDB-PI) e Rogério Carvalho (PT-SE) estão em viagem oficial à Índia representando o parlamento brasileiro nas discussões sobre cooperação na transição energética global. Nesta terça-feira (18), eles estiveram reunidos com ministros indianos, entre eles o de Transportes e o das Relações Exteriores, quando trataram de questões relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas.

Como chefe da delegação brasileira, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), Marcelo Castro, ressaltou que uma das trocas de experiências foi em relação ao desafio de reduzir a emissão de gases poluentes no trânsito. Ele avaliou que os dois países possuem grande potencial para liderar esse processo de transição energética no mundo, a partir do Brics [grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] já que são líderes na produção de etanol.

— A Índia se torna um parceiro especial para nós porque somos grande produtores de cana-de-açúcar, produtores de açúcar, temos problemas em comum, e o Brasil começou o seu programa de etanol há 50 anos, aproximadamente (…) Então o Brasil teve que se valer desse programa, que chamamos de Proálcool [Programa Nacional do Álcool]. Hoje 27% é o percentual de mistura de álcool nas gasolinas que consumimos. E vamos, esse ano, para 30%. Além disso, temos os carros que podem consumir gasolina e aqueles que podem consumir o etanol puro. Além disso, nós temos o programa do diesel, que traz 12% de biodiesel. Quer dizer, estamos fazendo esse biodiesel a partir da soja — compartilhou o senador durante o encontro com gestores e lideranças da Índia, bem como na visita ao parlamento indiano.

O senador Rogério destacou a necessidade da interlocução entre Brasil e Índia no âmbito do Brics. Para ele, é importante que os países do grupo unam esforços para influenciar ações conjuntas contra as mudanças climáticas, visando um futuro mais sustentável.

— Buscamos soluções conjuntas na transição energética, servindo de exemplo para outras nações. Com cooperação e fortalecimento do Brics, aceleramos rumo a um futuro sustentável — afirmou Rogério durante a reunião.

Ele também reforçou o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o enfrentamento dos principais desafios ambientais globais e a necessidade de estabelecer parcerias internacionais para essas trocas e incentivos. O senador defendeu também que a Índia se alie aos demais países para avançar na adoção de programas de fontes de energias renováveis, a exemplo da energia eólica.

Os dois senadores vão participar, na quinta-feira (20), do seminário Sustentainable Mobility: Ethanol Talks Special Edition, em Nova Deli, capital da Índia. O evento é promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unida), pelo Ministério das Relações Exteriores, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) com o objetivo de estimular a cooperação e o diálogo entre especialistas, formuladores de políticas, reguladores e representantes da indústria dos países do G20 sobre como aumentar a escala da bioenergia e seu uso para a mobilidade sustentável.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)