Cleitinho diz que Bolsonaro sofre 'perseguição política'

Da Agência Senado | 05/07/2023, 16h26

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) classificou como “perseguição política” a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (5), o parlamentar informou que vai apresentar projeto para anistiar Bolsonaro e outros políticos e pediu o apoio da população.

Cleitinho afirmou ter protocolado mais de 50 projetos desde que tomou posse em fevereiro e criticou o fato de nenhum ter sido apreciado até agora. O parlamentar enfatizou que a sua representatividade é “igual” a dos outros senadores e ressaltou ter recebido 4 milhões de votos em Minas Gerais.

O senador informou também que vai desarquivar a PEC 135/2019, que trata do voto auditável. O texto determina que os números que cada eleitor digita na urna eletrônica sejam impressos e que os papéis sejam depositados de forma automática numa urna de acrílico.

— Quero pedir aqui, com todo o respeito, com a toda humildade, ao presidente desta Casa, aos presidentes de comissões, que comecem também a me respeitar. Eu quero que os meus projetos sejam apreciados dentro das comissões e sejam pautados para votar. É igual a questão da PEC do voto auditável. Coloque em votação. É sim ou não. O Plenário é soberano é para isso. A gente está aqui é para isso, para legislar e fiscalizar. É o que eu estou fazendo: representando a população brasileira!

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)