Izalci destaca reajuste salarial das forças de segurança do DF

Da Agência Senado | 28/06/2023, 18h19

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) anunciou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (28), que o projeto de lei sobre o reajuste salarial das forças de segurança do Distrito Federal foi assinado pelo governo federal e será enviado ao Congresso.

Izalci ressaltou que as forças de segurança do Distrito Federal sofrem grande defasagem salarial, há mais de oito anos. O senador lembrou também que, mesmo com o reajuste proposto, o valor ainda vai ficar um pouco defasado em comparação aos demais estados.

— A Polícia Civil do DF hoje é a 20ª remuneração do país. Sempre teve equiparação com a Polícia Federal, mas, evidentemente, a Polícia Militar e os Bombeiros, em alguns casos, também estão bem abaixo da média nacional. Mas isso aqui já recompõe parcialmente as perdas — afirmou.

O parlamentar lembrou que foi feito um acordo, em 26 de abril, para que o Executivo encaminhasse a proposta e editasse a medida provisória da recomposição parcial dos policiais militares, civis e bombeiros. Segundo o senador, o acordo firmado contempla duas parcelas, a primeira para julho e a segunda para janeiro de 2024, seguindo a proposta apresentada pelo GDF.

O senador disse ainda que existe a possibilidade de o PLN (projeto de lei do Congresso Nacional) ser votado na próxima reunião da Comissão Mista de Orçamento (CMO), para em seguida ser encaminhado para votação no Plenário do Congresso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)