Racismo no futebol é tema de debate na CDH nesta segunda

Da Agência Senado | 23/06/2023, 16h18

No final de maio, o atacante do Real Madrid Vinícius Junior foi mais uma vez alvo de ataques racistas na Espanha. Nove anos atrás, a vítima foi o então goleiro do Santos, Aranha, alvo de injúria racial durante uma partida da equipe contra o Grêmio, em Porto Alegre. Aranha é um dos convidados da audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) faz nesta segunda-feira (26), às 10h, para debater “O Combate ao Racismo no Futebol". 

Em 2014, torcedores gremistas atacaram Aranha com gestos e palavras criminosas e foram flagrados pelas câmeras de transmissão. Sete pessoas foram indiciadas por injúria racial, e o Grêmio acabou excluído da Copa do Brasil.

Além de Aranha, foi convidado o diretor do Observatório de Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho; e representantes do Ministério do Esporte, da CBF, de clubes de futebol, de torcidas organizadas, de árbitros e de outras organizações ligadas ao futebol. 

A audiência atende a requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS). O parlamentar afirma que o país precisa tratar os casos de racismo com maior rigor.

"Existem relatos da prática do crime de racismo, tanto por atletas, torcedores, dirigentes e arbitragem. Infelizmente presente com diversos atores do futebol. Desta forma, a nação tem a obrigação de tratar as questões do racismo com maior severidade, e o futebol tem o dever de ser exemplo, afinal o esporte mais popular, aliado à educação, proporciona uma melhor conscientização", aponta o senador no requerimento (REQ 42/2023 - CDH).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)