Plenário terá sessão especial sobre Esclerose Lateral Amiotrófica

Da Agência Senado | 16/06/2023, 19h04

O Senado fará na quarta-feira (21) sessão especial para celebrar e dar visibilidade ao Dia Mundial de Conscientização e Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), comemorados nessa data. A sessão está marcada para as 9 horas, no Plenário.

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta paralisia motora irreversível. O dia nacional luta contra a doença foi instituído pela à  Lei  13.471 de 2017, que teve origem em um projeto do senador Romário (PL-RJ).  

 No requerimento para a sessão (RQS) 534/2023, Romário falou sobre o papel das associações e entidades nacionais que trabalham na assistência, disseminação de conhecimento e busca de apoio aos pacientes, familiares e cuidadores.

"Essas organizações desempenham um papel fundamental na promoção de pesquisas para o desenvolvimento de tratamentos, melhoria da qualidade de vida dos pacientes e fortalecimento da autoestima dos afetados", disse o senador, ao justificar a intenção de prestar homenagem e dar voz a essas entidades.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)