CRE sabatina indicados para embaixadas na Austrália e Romênia

Da Agência Senado | 26/05/2023, 18h37

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) promoverá, na quinta-feira (1º), duas sabatinas com diplomatas indicados para missões brasileiras no exterior. As sabatinas serão realizadas após a reunião deliberativa da comissão, que terá início às 10h, na sala 7 da ala Alexandre Costa.

Entre os diplomatas a serem sabatinados está Cláudio Frederico de Matos Arruda, indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Austrália e, cumulativamente, nas Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné, Vanuatu, Fiji e Nauru. O atual ocupante do cargo, Maurício Carvalho Lyrio, foi removido para a Secretaria de Estado das Relações Exteriores, no contexto da renovação periódica das chefias das Missões Diplomáticas brasileiras.

A relatora da mensagem é a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que ainda não apresentou relatório da indicação (MSF 24/2023). Entre outras representações, Cláudio Frederico de Matos Arruda atuou no Consulado-Geral em Nova York, na chefia da Assessoria Diplomática da Vice-Presidência da República, na representação permanente junto aos organismos internacionais sediados em Londres, na Assessoria Especial da Presidência da República e na embaixada brasileira em Londres.

O outro diplomata a ser sabatinado é Ricardo Guerra de Araújo, indicado para o cargo de embaixador do Brasil na Romênia. O relatório da mensagem que o indica para o cargo (MSF 25/2023) ainda será apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).

Atualmente embaixador na Nigéria, Ricardo Guerra de Araújo atuou também na Missão do Brasil junto à União Europeia, em Bruxelas, nas Negociações Comerciais Interregionais do Mercosul-União Europeia e nas embaixadas na França (Paris) e na Bulgária (Sófia), entre outros postos diplomáticos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)