Confúcio pede solução urgente para falta de peritos médicos no interior

Da Agência Senado | 11/05/2023, 14h11

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (10), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) alertou para a falta de médicos peritos em cidades do interior e pediu urgência para soluocinar o problema. Ele sublinhou que a dificuldade para realizar perícias médicas nas pequenas e médias cidades tem deixado muitos sem receber os benefícios do INSS. Ao defender atendimento médico rápido à população em regiões do interior, Confúcio ressaltou ser preciso recompor os quadros da perícia médica do INSS, valorizar o Sistema Único de Saúde (SUS) e a manter os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil.

— Não se pode deixar a pessoa ficar um ano sem receber o seu benefício por doença, por qualquer tipo de enfermidade. É extremamente grave a situação das perícias médicas do INSS no Brasil. [...] Você imagina [...] estar doente, [com] um acidente de trabalho, um acidente de rua, ficar enfermo, um ano, dois anos em casa, sem receber nada, sem ter condição de comprar medicamentos, sem condição de manutenção das suas necessidades familiares. Esse dinheiro faz falta! Então, é importante que essas perícias aconteçam com rapidez — afirmou Confúcio. 

Atendimento on-line

O senador destacou ainda é necessária a realização de concursos públicos. Segundo o parlamentar, a carência de profissionais tem impedido o atendimento a servidores, empregados de empresas privadas e toda a demanda de beneficiários da Previdência Social. Confúcio lamentou a situação do estado de Rondônia onde só há atendimento na capital, Porto Velho. 

— Os peritos não vão para as cidades pequenas do interior. Então nós temos que encontrar um mecanismo de credenciamento ou, modernamente, de fazer perícias por vídeo, tipo telemedicina, perícias à distância, ou então os médicos peritos de qualquer cidade, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Goiânia, de Brasília, poderem ser destacados para atender as demandas do interior do Brasil — explicou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)