Pontes elogia Campos Neto e defende autonomia do Banco Central

Da Agência Senado | 25/04/2023, 18h13

Para o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), foi produtiva a audiência com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, promovida nesta terça-feira (25) pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). Em pronunciamento em Plenário, Pontes elogiou os esclarecimentos de Campos Neto sobre a política monetária do país — e, mais especificamente, sobre a taxa básica de juros da economia, que está em 13,75% ao ano.

— Gostaria de parabenizar o presidente do Banco Central, que fez uma explanação muito clara, muito precisa, muito técnica a respeito das taxas de juros. Eu acho que não deve ter restado dúvida para ninguém da importância da autonomia do trabalho do Banco Central, da importância de sua independência, enquanto o governo faz, eu espero que também faça, a sua tarefa de casa na política fiscal — declarou Pontes.

Para o senador, a projeção da inflação pode melhorar com medidas do governo federal, como a redução de impostos e reformas estruturantes (como a tributária).

Brasil e Coreia

As relações diplomáticas entre o Brasil e a República da Coreia ganharam mais um aliado com a instalação, na semana passada, do Grupo Parlamentar Brasil-República da Coreia: o presidente desse colegiado é justamente Pontes. Ele destacou que o grupo terá como objetivo desenvolver cooperações técnica, política e cultural entre os dois países.

— Esse trabalho em conjunto também vai ser bom para o restante do planeta, trazendo soluções para problemas que afligem a humanidade, como: a falta de alimento, a falta de água potável, a poluição, mudanças climáticas. Então esse trabalho vai ser extremamente produtivo para todos em nossa espaçonave Terra. Gostaria de registrar aqui este fato — muito importante — da criação desse grupo e pedir aos senadores que participem do Grupo Brasil-República da Coreia junto conosco, para que possamos ampliar as possibilidades de parceria — acrescentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)