Zequinha volta a criticar demora para licenciar exploração de petróleo no AP

Da Agência Senado | 04/04/2023, 19h34

O senador Zequinha Marinho (PL-PA), em pronunciamentoem Plenário nesta terça-feira (4), voltou a criticar a demora para a liberação do licenciamento para exploração de petróleo na costa do Amapá. Ele observou que é preciso explorar e investir no potencial natural da região de forma sustentável.

— Petróleo nós temos com abundância. Precisamos superar a dificuldade relacionada à questão da concessão para a exploração. Nós não sabemos por quanto tempo mais nós vamos poder utilizar o combustível fóssil, porque outros meios, outras tecnologias, outros produtos começam a chegar no mercado, que são mais ambientalmente sustentáveis do que o combustível fóssil. Mas ainda é o que nós temos em grandes quantidades. Amanhã ou depois, não o exploramos, não o utilizamos e não tem mais sentido nisso, porque já existem outras fontes — afirmou.

O senador também destacou que a Amazônia é carente e precisa de mais investimentos. Por isso, na sua opinião, “não podemos ficar reféns desse governo paralelo que condena a região ao atraso e à qualidade de vida mais baixa do país". Zequinha também reforçou que economia brasileira precisa avançar e a questão do petróleo é fundamental para atingir esse objetivo.

Ele ainda criticou as ONGs internacionais que trabalham fazendo um comercial negativo, contra a perfuração de poços pela Petrobras na Foz do Rio Amazonas em razão de alegados prejuízos ambientais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)