Angelo Coronel é o novo vice-presidente da CAE

Da Agência Senado | 14/03/2023, 10h54

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) elegeu, nesta terça-feira (14), o senador Angelo Coronel (PSD-BA) como vice-presidente do colegiado para o biênio 2023-2024. O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) já havia sido eleito quarta-feira (8) para a presidência da comissão.

Um dos mais importantes colegiados da Casa, a CAE tem 27 integrantes e está entre as maiores do Senado, ao lado dos colegiados de Constituição e Justiça (CCJ) e de Educação (CE). A comissão analisa todos os projetos que aumentam despesas ou reduzem receitas da União. A CAE também é responsável por sabatinar candidatos a ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), diretores e presidente do Banco Central.

Entre as atribuições da CAE previstas no Regimento Interno do Senado está a de opinar sobre os aspectos econômico e financeiro de projetos. Também é competência da comissão tratar de problemas econômicos do país, política de crédito, câmbio, transferência de valores, comércio exterior e interestadual, sistema monetário e poupança. A CAE também analisa propostas sobre tributos, tarifas e finanças públicas, por exemplo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)