Eleitores definem 12 governadores no 2º turno; Jorginho Mello é eleito em SC

Rodrigo Baptista | 30/10/2022, 20h26

Eleições 2022

Jorginho Mello (PL) foi o único senador a ser eleito governador neste domingo (30). Ao todo, cinco senadores concorriam ao cargo de governador no segundo turno. A nova rodada de votação ocorreu em 12 estados.

Com 98,65% das urnas apuradas, Jorginho Mello (PL) obteve 70,64% dos votos e vai ocupar o governo de Santa Catarina a partir de janeiro. Ele superou Décio Lima (PT), que recebeu 29,36% dos votos. A primeira suplente de Jorginho Mello é Ivete da Silveira (MDB).

Quatro senadores foram derrotados nas disputas em seus estados. Em Alagoas, Rodrigo Cunha (União) recebeu 47,51% dos votos e foi superado por Paulo Dantas (MDB), reeleito com 52,49% dos votos. Até o momento da publicação desta matéria, 99,29% das urnas já estavam apuradas.

O senador Marcos Rogério (PL) ficou em segundo na disputa em Rondônia. O atual governador, Marcos Rocha (União), conquistou o segundo mandato consecutivo no estado com a aprovação de 52,54% do eleitorado. Marcos Rogério tinha 47,46% dos votos com 99,74% de apuração. 

No Amazonas, Eduardo Braga (MDB) também não conseguiu bater o governador Wilson Lima (União), que também foi reeleito. Lima recebeu o apoio de 56,67% do eleitorado contra 43,33% de Braga quando os votos de 99,09% das urnas já eram conhecidos. 

Outro que seguirá no Senado é Rogério Carvalho (PT). Ele obteve a preferência de 48,30% dos eleitores de Sergipe, enquanto seu adversário, Fábio Mitidieri (PSD), recebeu o apoio de 57,70% do eleitorado.

Rodrigo Cunha, Marcos Rogério, Eduardo Braga e Rogério Carvalho ainda têm mais quatro anos de mandato no Senado.

Nenhum senador foi eleito para um governo estadual em primeiro turno. Ao todo, 18 senadores foram candidatos em 13 estados neste ano.

Outras disputas

No maior colégio eleitoral do país, Tarcísio de Freitas (Republicanos) superou Fernando Haddad (PT) e será o próximo governador de São Paulo. O ex-ministro de Infraestrutura de Jair Bolsonaro obteve 55,34% dos votos, contra 44,66% do petista. Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) conseguiu 52,53% dos votos válidos e derrotou o atual prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), que obteve 47,47%. Jerônimo foi secretário estadual de Educação no governo de Rui Costa até o começo do ano.

Conheça os 12 novos governadores:

ALAGOAS
Foto

Paulo Dantas (MDB) foi reeleito e vai governar Alagoas pelos próximos quatro anos. A apuração ainda não foi finalizada (96,88%), mas a disputa está matematicamente definida. Dantas recebeu 52,38% dos votos enquanto que o senador Rodrigo Cunha (União) obteve 47,62%. O atual governador é administrador e produtor rural. Foi prefeito de Batalha por dois mandatos consecutivos entre 2005 e 2012. Foi eleito deputado estadual, em 2018, e assumiu o Executivo Estadual na eleição indireta realizada em maio deste ano, após a desincompatibilização do então governador Renan Filho e de seu vice Luciano Barbosa para disputar as eleições. O vice-governador eleito com Dantas é Ronaldo Lessa (PDT).

AMAZONAS
Foto

Foi reeleito no Amazonas o atual governador do estado, Wilson Lima (União Brasil). Com 90,69% das urnas apuradas, a eleição está matematicamente definida. Lima obteve 57% dos votos e superou o senador Eduardo Braga (MDB), que alcançou a preferência de 43% dos eleitores. O governador nasceu em Santarém, no Pará, em 1976. Ele começou a carreira como repórter na TV Tapajós, filiada à Rede Globo e, em 2006, mudou-se para Manaus, capital do Amazonas, para trabalhar como repórter e apresentador de rádio. Bacharel em comunicação social com habilitação em jornalismo pelo Centro Universitário Nilton Lins (2011), entre 2010 e 2018, Wilson Lima apresentou o programa Alô Amazonas, da TV A Crítica, líder de audiência no estado do Amazonas. Foi eleito governador do Amazonas, em sua primeira tentativa para o cargo majoritário estadual. Tem Tadeu de Souza (Avante) como vice.

BAHIA
Foto

Está matematicamente definida a eleição na Bahia. Com 96,13% das urnas apuradas, Jerônimo Rodrigues (PT) conseguiu 52,53% dos votos válidos e derrotou o atual prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), que obteve 47,47%. Secretário estadual de Educação no governo de Rui Costa até o começo do ano, Jerônimo é indígena, natural de Aiquara (BA) e tem 57 anos. É engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Antes de assumir a pasta da Educação, foi secretário de Desenvolvimento Rural. Esta foi sua primeira disputa eleitoral. Seu vice é o atual vereador de Salvador Geraldo Júnior (MDB).

ESPÍRITO SANTO
Foto

O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, (PSB) foi reeleito. Com 93,93% das urnas apuradas até agora, a eleição está matematicamente definida. Casagrande conseguiu 53,90% dos votos contra 46,10% de Carlos Manato (PL). Nascido em Castelo, em 1960, o governador é engenheiro florestal e bacharel em direito. Começou a carreira política como deputado estadual, em 1991. Três anos depois, assumiu como vice-governador do Espírito Santo na chapa de Vitor Buaiz. Também foi deputado federal, de 2003 a 2007, e, logo depois, senador, de 2007 a 2010. Assumiu como governador do estado em dois momentos: de 2011 a 2014 e em 2019. Seu vice é o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB).

MATO GROSSO DO SUL
Foto

Eduardo Riedel (PSDB) foi eleito governador do Mato Grosso do Sul. Com 92,85% das urnas apuradas, o pleito está matematicamente definido. Riedel conquistou 56,40% dos votos e superou Capitão Contar (PRTB), que obteve 43,60%. Nascido no Rio de Janeiro, em 1969, Riedel é secretário de Infraestrutura do Mato Grosso do Sul. Foi diretor presidente da Famasul de 2012 a 2014, quando assumiu a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica do estado, no governo de Reinaldo Azambuja, cargo em que permaneceu até 2021. Seu vice é o advogado e deputado estadual José Carlos Barbosa (PP).

PARAÍBA
Foto

O atual governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), conquistou 52,33% dos votos, tendo 97,19% das urnas apuradas até agora e está reeleito. O pleito está matematicamente definido. Seu adversário, Pedro Cunha Lima (PSDB), obteve 47,67% dos votos. Nascido em João Pessoa, o governador é engenheiro civil e professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado (IFPB). Foi diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do IPEP, chefe da Assessoria de Planejamento Econômico da Urban, secretário de Serviço Urbanos de João Pessoa e secretário estadual da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. Seu vice é o atual vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (PP).

PERNAMBUCO
Foto

Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco, com 88,21% das seções totalizadas. Com o pleito matematicamente definido, ela obteve 58,87% dos votos, contra 41,13% de Marília Arraes (Solidariedade). Formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em direito econômico e de empresas, Lyra foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos. Estreou na política como deputada estadual em 2011, sendo reeleita em 2014. Elegeu-se prefeita de Caruaru em 2016 e conseguiu a reeleição em 2020. Sua campanha foi marcada por uma tragédia pessoal: seu marido, o empresário Fernando Lucena, faleceu no dia da votação o primeiro turno. Tem como vice Priscila Krause (Cidadania).

RIO GRANDE DO SUL
Foto

O Rio Grande do Sul elegeu para um novo mandato o ex-governador do estado Eduardo Leite (PSDB). Com 89,63% das urnas apuradas, o pleito está matematicamente definido com 57,10% para Leite e 42,9% para Onyx Lorenzoni (PL). Nascido em Pelotas, em 1985, Eduardo Leite é bacharel em Direito e iniciou a vida pública como vereador de sua cidade natal, de 2009 a 2013. Foi presidente da Câmara Municipal de Pelotas por dois anos. Em seguida, assumiu como prefeito da cidade, de 2013 até 2017. Em 2018, venceu as eleições do estado e assumiu o cargo de governador do Rio Grande do Sul. Renunciou em 2022, par disputar as eleições. Seu vice é o veterinário e deputado estadual Gabriel Souza (MDB).

RONDÔNIA
Foto

O atual governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), foi reeleito para mais quatro anos de mandato. Com 96,50% das seções totalizadas, ele obteve 52,66% dos votos contra 47,34% do senador Marcos Rogério (PL). O pleito está matematicamente definido. Natural do Rio de Janeiro, 53 anos, é formado em análise de sistema de dados e administração de negócios e pós-graduado em educação e técnicas de ensino. Policial Militar da reserva, Marcos Rocha estreou na política ao candidatar-se ao governo de Rondônia em 2018. Seu vice é o superintendente estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedes) do estado, Sérgio Gonçalves (União).

SANTA CATARINA
Foto

O senador Jorginho Mello (PL) foi eleito governador de Santa Catarina. Com 79,18% % das urnas apuradas no estado, Mello obteve 70,76% dos votos válidos e o pleito está matematicamente definido. O candidato Décio Lima (PT) conquistou 29,24% dos votos. Nascido em Ibicaré, em 1956, o novo governador catarinense é advogado e tem uma longa carreira política. Foi vereador de Herval d’Oeste, município catarinense, entre 1976 e 1980, foi quatro vezes deputado estadual (de 1995 a 2011), duas vezes deputado federal (2011 a 2019) e, em 2018, foi eleito senador por Santa Catarina. Sua vice é a delegada Marilisa (PL).

SÃO PAULO
Foto

Com 93,33% das urnas apuradas e o pleito matematicamente definido, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito governador de São Paulo. Ele obteve 55,34% dos votos, contra 44,66% de Fernando Haddad (PT). Ex-ministro de Infraestrutura de Jair Bolsonaro, Freitas é natural do Rio de Janeiro. É engenheiro de fortificação e construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Militar da reserva, é servidor público de carreira vinculado à consultoria legislativa da Câmara dos Deputados. Foi diretor executivo e geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o governo Dilma Rousseff, entre 2011 e 2015. Seu vice é o ex-prefeito de São José dos Campos Felicio Ramuth (PSD).

SERGIPE
Foto

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) foi eleito governador de Sergipe. Com 97,67% das seções totalizadas, o pleito está matematicamente definido. Mitidieri obteve 51,83% dos votos, contra 48,17% do senador Rogério Carvalho (PT). Nascido em Aracaju, Fábio Mitidieri tem 45 anos e é formado em administração. Começou a vida pública em 2008, quando foi eleito vereador. Em 2011, assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do estado. Foi eleito deputado federal em 2014 e reeleito em 2018. O vice eleito é o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)