Divulgação de fake news é crime e só serve para desinformar, diz Paim

Da Rádio Senado | 11/10/2022, 19h49

O senador Paulo Paim (PT-RS) criticou a propagação de fake news, principalmente durante o período eleitoral. Em pronunciamento nesta terça-feira (11), Paim ressaltou que os defensores do Estado democrático de direito têm o dever de combater a divulgação de notícias falsas, que são amplamente divulgadas pela internet. E frisou que esse tipo de notícia só serve para desinformar a população, além de caluniar e difamar pessoas.

— Também incentiva o preconceito, a discriminação, o racismo, o ódio, podendo resultar até em mortes. Existe toda uma estrutura para propagar mentiras via notícias e vídeos: montagens visuais, pronunciamentos. Se o material recebido é duvidoso e controverso, aconselho aos que receberem uma notícia duvidosa que desconfiem e façam uma pesquisa, que a verdade aparecerá — orientou o senador.

Paim esclareceu também que a Constituição garante a liberdade de expressão e de manifestação, mas a produção e disseminação de fake news é crime. O senador lembrou que nas eleições os adeptos dessa prática — feita para confundir as pessoas — devem ser denunciados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

— Combater notícias falsas é fundamental para que tenhamos uma disputa limpa e democrática. É possível, também, registrar números de telefone suspeitos de disparo de mensagens em massa — advertiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)