Senado vai debater Bicentenário da Independência em seminário no Rio

Da Agência Senado | 02/09/2022, 11h53 - ATUALIZADO EM 02/09/2022, 14h45

O Senado fará um seminário com o tema "Bicentenário da Independência: legado e desafios" para discutir diferenças regionais, diversidades e conflitos que marcaram esse processo histórico. A iniciativa é uma parceria da comissão especial curadora O Senado Federal e os 200 anos da Independência do Brasil com o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (Ibep) e o Clube de Engenharia. O seminário começa na segunda-feira (5), às 18h, no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro. Em novembro serão realizados outros dois debates, nos dias 7 e 12. 

A abertura, no dia 5 de setembro, contará com a participação do senador Randolfe Rodrigues, presidente da Comissão do Bicentenário do Senado Federal; do presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão; e do presidente do Ibep, Francis Boghossian, que debaterá o tema: “A Independência na Narrativa do Poder”. Como expositores, foram convidados o senador Jean Paul Prates (PT-RN) e o professor e historiador da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Manuel Domingos, tendo como debatedores Ailton Krenak, da Aliança dos Povos da Floresta e a historiadora Isabel Lustosa. O mediador será o vice-presidente do Ibep, Lincoln Penna.

Em entrevista à Rádio Senado, Randolfe destacou a importância de comemorar a data e debater o processo histórico que conduziu à Independência do Brasil.

— Eu sou muito crítico àqueles que não querem celebrar os 200 anos. O Brasil se formou como nação com todas as suas vicissitudes. Essas vicissitudes da nossa formação têm que ser confrontadas. Nós temos que enxergar, para superá-las. Nós queremos, daqui a 200 anos, legar um país muito melhor do que recebemos até aqui — apontou.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também comentou a importância do evento.

— É um momento único para relembrarmos nosso passado, nossa história, reconhecermos e identificarmos os nossos valores e reafirmarmos o nosso compromisso com a liberdade. 

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) e o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Manuel Domingos participarão como expositores. O vice-presidente do Ibep, Lincoln Penna, vai mediar o debate.

Outros debates

Em 7 de novembro, a historiadora Heloísa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o escritor e jornalista Eduardo Bueno participarão do debate com o tema: “As Dependências do Brasil: resistências e horizontes”. O escritor Roberto Amaral participará como expositor. Para mediar o encontro, foi convidado Luis Antônio Elias, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

No dia 12 de novembro as debatedoras Claudia Wassermann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a deputada Joênia Wapichana (Rede-RR) vão abordar o tema: “As Perspectivas da Independência do Brasil República”, com a participação de Marcio Pochmann, Presidente do Instituto Lula, que atuará como expositor. Foi convidado para mediação Marcelo Barbosa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Por Mateus Souza, sob supervisão de Sheyla Assunção

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)