Senado terá Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos

Da Redação | 11/03/2021, 20h18

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira, o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 15/2021, do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos. A iniciativa constitui um serviço de cooperação interparlamentar, cuja finalidade é incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países. O voto favorável foi dado pelo relator, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). 

De acordo com o autor, senador Marcos do Val (Podemos-ES), a proposta pretende ampliar os laços de amizade e culturais com os povos emiradenses. Ele destaca ainda que a criação do grupo vai contribuir para o aperfeiçoamento das relações bilaterais em prol das respectivas populações. Segundo o autor, uma maior participação dos membros do Congresso Nacional no campo das relações internacionais também poderia favorecer a democratização de temas da área, com reflexos na aproximação das respectivas sociedades.

 A aproximação com países dos Emirados Árabes é porque eles estão com muita vontade de fazer investimentos no Brasil e nós temos que tornar isso viável. Nós vamos, com isso, espero, com esse trabalho junto com os senadores e os países dos Emirados Árabes, gerar muito emprego e renda aqui no nosso país  afirmou Marcos do Val.

Já o relator da proposta ressaltou que os grupos parlamentares, são importantes ferramentas de diplomacia parlamentar e proporcionam relevante contribuição para o relacionamento dos países envolvidos. 

Em seu parecer, o relator Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apesar de recomendar a aprovação do PRS 15/2021, ponderou que, por meio da Resolução 6, de 2008, a Câmara dos Deputados já criou o Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos, que seria composto por deputados e senadores. Porém, afirmou, em seguida, que "esse contexto não inviabiliza, de modo necessário, o estabelecimento de outro grupo no âmbito desta Casa", considerou no relatório. 

Depois de passar pelo Plenário, o projeto será examinado pela Comissão Diretora. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)