Senadores destacam Dia do Bombeiro e Dia do Hospital

Da Redação | 02/07/2020, 18h32

No Dia do Bombeiro Brasileiro, comemorado nesta quinta-feira (2), os senadores parabenizaram esses profissionais nas redes sociais. Os parlamentares também destacaram o Dia do Hospital, que é celebrado na mesma data.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) declarou que a data deve ser lembrada em reconhecimento e agradecimento aos bombeiros: “Neste 2 de julho, o nosso reconhecimento e agradecimento vão para as mulheres e para os homens que mantêm vivo o espírito heroico dos bombeiros, profissionais dedicados a proteger vidas”.

Os senadores Sérgio Petecão (PSD-AC) e Izalci Lucas (PSDB-DF) também reconhecem os bombeiros como profissionais com aptidões heroicas, que salvam vidas.

“Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais e desabamentos”, afirmou Petecão.

Para o senador Romário (Podemos-RJ), sempre haverá motivos para agradecer aos bombeiros pelo seu trabalho. Ele agradece ainda a dedicação desses profissionais que, segundo ele, além de salvar vidas, dedicam-se a atividades educativas.

“Parabéns a todos os profissionais que arriscam suas vidas para proteger a nossa sociedade. Mesmo que o trabalho inicial dos bombeiros tenha sido o combate a incêndios, hoje eles também realizam ações de busca e salvamento e até atividades educativas”, declarou.

Os senadores Chico Rodrigues (DEM-RR), Alvaro Dias (Podemos-PR), Arolde de Oliveira (PSD-RJ) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO) também parabenizaram os bombeiros e agradeceram a eles por estarem sempre na linha de frente diante de emergências.

“Parabéns a todos esses nobres profissionais que prestam serviços relevantes à nação, em momentos e situações difíceis”, disse Vanderlan.

A data que homenageia o bombeiro brasileiro foi oficialmente instituída por meio do Decreto-lei 35.309, de 1954. A partir dessa lei também foi definida a realização da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiros brasileiro surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto para diminuição dos incêndios, e com a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho do mesmo ano, no Rio de Janeiro.

Dia do Hospital

O Dia do Hospital foi instituído com o objetivo de homenagear essa instituição e os profissionais que trabalham na área da saúde. A data escolhida é a mesma em que foi inaugurado o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no estado de São Paulo, em 2 de julho de 1945. A inauguração foi feita no local onde já existira um hospital, fundado em 1543.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) declarou que os hospitais são lugares fundamentais e de cuidado, onde os profissionais da saúde se dedicam a salvar vidas.

“Hoje é Dia do Hospital, e não podemos deixar de falar sobre a importância desse espaço e dos profissionais que atuam dentro dele diariamente. Essa pandemia veio para deixar claro que a saúde é fundamental”, destacou Contarato.

Sérgio Petecão também reiterou a homenagem a hospitais e aos profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, radiologistas, terapeutas, psicólogos, entre outros.

“Parabéns a todos os profissionais, que são guerreiros, e que Deus abençoe a todos”, disse Petecão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)