Município catarinense de Urupema pode se tornar a Capital Nacional do Frio

Da Redação | 27/08/2019, 22h11

A cidade de Urupema, na serra catarinense, poderá ser reconhecida como a Capital Nacional do Frio. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 1389/2019, aprovado em decisão terminativa nesta terça-feira (27) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O texto é do senador Esperidião Amin (PP-SC), que explicou que a cidade foi oficialmente criada em 1989, depois de emancipada do município de São Joaquim, no ano anterior. Desde então, Urupema, de apenas 2,5 mil habitantes, vem reivindicando o reconhecimento de ser a cidade mais fria do Brasil.

O relator original da matéria na comissão era o senador Jorginho Mello (PL-SC), substituído na reunião por Flávio Arns (Rede-PR). Arns destacou que a cidade se orgulha de ter a maior altitude média do estado: 1.425 metros acima do nível do mar, característica geológica que assegura grande frequência de geadas (cerca de 50 por ano) e neve no inverno (cinco ocorrências anuais, em média).

Desde 2011, com a instalação da Estação Meteorológica do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, foi possível ter informação oficial sobre as baixas temperaturas da cidade, havendo agora a possibilidade do reconhecimento nacional.

Caso não haja recurso para análise em Plenário, o projeto seguirá para votação na Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)