CPI das confederações esportivas já tem mais de 40 assinaturas

Da Redação | 07/08/2019, 19h08

O requerimento do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) para instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado para investigar as confederações esportivas brasileiras recebeu mais de 40 assinaturas e já cumpriu os requisitos regimentais para ser lida em Plenário e, assim, ser criada. Nesta quarta-feira (7), Kajuru denunciou pressões contra os parlamentares que apoiam a iniciativa.

— Estão aqui vários canalhas, representantes do futebol brasileiro, lobistas, corruptos, fazendo de tudo e oferecendo de tudo para senador retirar assinatura. Estamos vendo o que eles estão fazendo — criticou o senador no Plenário.

Pela proposta de Kajuru todas as 32 confederações de esportes olímpicos do país devem ser investigads. Apesar de serem entidades privadas, elas recebem recursos públicos e, por isso, segundo Kajuru, devem ser fiscalizadas pelo Congresso.

O senador destaca que a gestão do esporte nacional vive escândalos “há anos”, período em que diversas confederações foram envolvidas em casos de corrupção. Recentemente, o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, foi preso por suspeitas de comprar votos para que a cidade do Rio de Janeiro fosse escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O requerimento de criação da CPI precisa ser lido em Plenário para que a comissão seja instalada. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, não informou quando fará isso. No entanto, segundo Jorge Kajuru, Davi informou durante o recesso parlamentar que não se oporia à investigação.

Com informações da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)