Nomes de Dandara dos Palmares e Luiza Mahin vão para Livro dos Heróis da Pátria

Da Redação | 27/03/2019, 20h27

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (27) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 55/2017, que inscreve no Livro dos Heróis da Pátria os nomes de Dandara dos Palmares e Luiza Mahin. A matéria será encaminhada à sanção presidencial.

Na avaliação do senador Humberto Costa (PT-PE), a aprovação do projeto, de autoria da ex-deputada e atual secretária nacional de Política para Mulheres, Tia Eron, faz justiça a duas heroínas negras que atuaram na libertação dos escravos no Brasil. O Livro dos Heróis da Pátria encontra-se depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Dandara, explicou Humberto Costa, foi conselheira e parceira de Zumbi de Palmares na luta pela libertação do quilombo e pela superação da escravidão no Brasil. Luiza Mahin, por sua vez, liderou os escravos malês na Bahia, tendo participação decisiva na Sabinada, revolta de caráter separatista ocorrida naquela província à época do Brasil Imperial.

A aprovação do projeto (PL 3088/2015, na Câmara) também foi saudada pelos senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Paulo Paim (PT-RS). A proposta tramitava em conjunto com o PLC 119/2018, com teor semelhante.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)