CE cria subcomissão permanente sobre conexão entre esporte e educação

Da Redação | 19/02/2019, 15h23

Por sugestão da senadora Leila Barros (PSB-DF), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (19) a criação, de forma permanente no colegiado, da Subcomissão do Esporte, da Educação Física e da Formação de Categorias de Base.

Segundo explicou Leila durante a reunião, as políticas públicas de inclusão social através do esporte, quando bem articuladas com políticas de teor semelhante nas áreas da educação, saúde e cultura, “podem impactar efetivamente as vidas de crianças e jovens do país”.

— Venho do esporte e sei os valores que ele proporciona para a formação de um ser humano. Agregado à força maior, que é a educação, torna-se algo transformador. Falo o mesmo em relação à cultura. Acredito que o Brasil precisa rever a Política Nacional do Esporte que está em vigor. Principalmente no que tange às suas conexões com a educação, a cultura e a saúde. Neste último caso, o esporte também pode melhorar bastante a qualidade de vida da população idosa — detalhou a senadora.

Relevância econômica

Também foi lembrado por Leila a dimensão que o esporte conseguiu atingir mundialmente como vetor econômico, proporcionando condições de promoção massiva para diversos setores ligados à prestação de serviços, turismo e entretenimento. Ela também pretende que o futuro colegiado priorize a educação física no âmbito do modelo educacional brasileiro.

— O esporte está muito conectado também, só para citar um exemplo, ao desenvolvimento de habilidades cada vez mais valorizadas pelo mundo corporativo, como espírito de equipe, capacidade de resiliência e superação. Também é muito relevante no campo social em geral, pois está intrinsecamente ligado ao respeito a regras compactuadas coletivamente. Em resumo, acredito que este deve ser nosso foco, identificar os problemas das políticas públicas hoje em vigor e apresentar novas soluções, abordagens e alternativas — afirmou.

Também caberá ao colegiado fiscalizar as condições existentes nas categorias de base das diversas modalidades esportivas, buscando coibir tragédias como a ocorrida recentemente no Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio, em que morreram dez adolescentes.

O número de membros do futuro colegiado ainda será definido pela Comissão de Educação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)