CRE aprova cooperação no setor de Defesa entre Brasil e Espanha

Da Redação | 31/10/2018, 12h40

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quarta-feira (31) o acordo de cooperação no setor de Defesa assinado pelos governos do Brasil e da Espanha (PDS 107/2018). A análise deste acordo segue agora ao Plenário do Senado.

Pelo texto, as prioridades serão a aquisição de produtos e serviços, apoio logístico, desenvolvimento de produtos, pesquisas e planejamento.

O acordo também visa a cooperação científica e tecnológica, a aquisição e utilização de equipamentos e sistemas militares, o compartilhamento de experiências e conhecimentos no campo operacional e a participação em operações internacionais de manutenção da paz. Por fim, também visa a realização de exercícios militares combinados, treinamentos e instrução militar.

Visando atingir estes objetivos, o acordo prevê, entre outras atividades, o intercâmbio de instrutores e alunos em centros de ensino militar, a participação em cursos de especialização e formação em instituições militares, a participação em manobras e exercícios mediante o destacamento de unidades e oficiais, visitas e escalas de navios de guerra; cooperação em matéria de indústria de armamento e a implementação de programas de tecnologia de Defesa.

Outros pontos

Também na reunião desta quarta-feira, a CRE aprovou um outro acordo de cooperação na área da Defesa, este assinado pelos governos de Brasil e Cabo Verde, de teor semelhante ao assinado com a Espanha (PDS 105/2018). A análise deste acordo também segue ao Plenário do Senado.

Por fim, a Comissão aprovou a indicação da diplomata Patrícia Lima para a chefia da embaixada brasileira no Sudão, cuja análise também vai ao Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)