18 de agosto é o Dia Nacional do Estagiário, aprova CE

Da Redação | 03/04/2018, 13h14

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (3) o relatório de Telmário Mota (PTB-RR), favorável a estabelecer a data de 18 de agosto como o Dia Nacional do Estagiário (PLC 105/2017) no Brasil. A análise da proposta segue ao Plenário do Senado.

Durante a votação, Telmário disse entender o estágio como "um ato educativo da maior relevância, que favorece tanto os estudantes — ao proporcionar-lhes o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular necessária ao exercício do trabalho e da cidadania — quanto as empresas — que se enriquecem com a oportunidade de absorver conhecimentos técnicos, culturais e sociais das novas gerações".

Ainda segundo o senador, a criação do Dia do Estagiário pode possibilitar ao país uma "reflexão mais acurada" sobre a inserção destas pessoas no mercado de trabalho, uma vez que ao passar pela experiência, estagiários frequentemente "convivem com abusos e distorções que precisam ser evitados".

— Existem empresas que entendem que a participação do estagiário se limita à oportunidade de ter a seu alcance uma mão de obra barata, obrigando jovens estudantes a cumprir tarefas que extrapolam o objetivo da formação profissional — protestou Telmário, para quem a efeméride também poderá reforçar uma cultura de maior fiscalização sobre eventuais abusos.

A data de 18 de agosto foi a escolhida pois foi neste dia, em 1982, que a Lei dos Estagiários (lei 6.494) foi regulamentada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)