Parlamentares definem na COP 23 agenda de combate às mudanças climáticas

Paula Groba (Rádio Senado) | 13/11/2017, 16h05

O mundo não pode mais esperar. As palavras são da secretária-geral da Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 23), Patricia Espinosa, durante encontro na União Interpalamentar, órgão que reúne representantes de parlamentos de vários países. A conferência está sendo realizada em Bonn, na Alemanha, até esta sexta-feira (17).

Em reunião direcionada aos parlamentares, ela reforçou a importância da legislação para o Acordo do Clima, informando que só há cumprimento de metas se houver leis que as viabilizem. Ao participar do encontro, o presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Senado, Jorge Viana (PT-AC), reforçou o interesse do parlamento Brasileiro em levar o tema ambiental para a pauta do Congresso Nacional.

- Estamos fazendo uma reunião no Espaço Brasil com parlamentares brasileiros que estão na COP, junto com os demais participantes, com as entidades da sociedade civil, representantes dos povos indígenas, de empresas e de governos para discutir a agenda que o Congresso brasileiro precisa cumprir para ajudar a implementar o acordo do clima e combater a mudança climática – afirmou.

Para o coordenador do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, órgão vinculado à Presidência da República, Alfredo Sirkis, o país passa por um momento preocupante para a área ambiental. Ele  lembrou a redução orçamentária para ações no setor e o anúncio do governo brasileiro de beneficiar indústrias de combustíveis fósseis por meio de uma medida provisória. Os debates serão intensos ao longo desta última semana. Ao final do encontro será declarado o resultado das negociações sobre a implementação do Acordo do Clima.

De Bonn na Alemanha, Paula Groba da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)