Collor pede que União Europeia esclareça situação das negociações com o Mercosul

Sergio Vieira | 26/10/2017, 12h03

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Fernando Collor (PTC-AL), solicitou ao embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, João Gomes Cravinho, que esclareça por escrito ao colegiado quais são as dificuldades hoje enfrentadas nas negociações do bloco europeu relacionadas a um acordo de livre comércio com o Mercosul.

No início dos trabalhos desta quinta-feira (26), Collor informou que negociadores de ambos os lados estão no momento focados em superar impasses estabelecidos a partir da posição da UE, de fixar cotas de importação de etanol e carne "que estão realmente muito abaixo" das expectativas sul-americanas. Em caso de superação do impasse, ainda fica possível fechar o acordo até o final do ano, lembrou o senador.

Collor mencionou ainda que recentemente manteve dois encontros com Cravinho, quando trataram sobre o rumo destas negociações.

— Queremos ter da UE uma manifestação por escrito sobre como se encontram hoje estes entendimentos. Se não é possível fechar o acordo até dezembro, como previsto, quais são as dificuldades? Nossa intenção é ajudar de alguma forma — disse o presidente da CRE.

O senador chamou atenção para o "caráter imperativo" que percebe na relevância do acordo UE-Mercosul, para ambos os lados. Ele espera que a UE não siga o exemplo atual dos EUA, de "erguer barreiras comerciais e até territoriais". Afirmou considerar importante que os brasileiros manifestem sua posição de que não é este o tratamento que esperamos de nações amigas e com as quais possuímos fortes laços comerciais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)