Lei concede título de Capital da Cerâmica Artística a Porto Ferreira, em São Paulo

Da Redação | 17/10/2017, 11h23

A cidade de Porto Ferreira, no interior de São Paulo, passou a ser considerada a Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração. O título foi assegurado pela Lei 13.492/2017, sancionada na segunda-feira (16) e publicada nesta terça-feira (17) no Diário Oficial da União.

A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 72/2013, aprovado no dia 21 de setembro no Senado.

O projeto é do deputado Newton Lima (PT-SP), que destacou o papel econômico do segmento cerâmico para a economia brasileira, com participação de 1% no Produto Interno Bruto (PIB).

Ao apresentar a proposta, o deputado também explicou que Porto Ferreira, na região central do estado, a 220 km da capital, teve sua primeira cerâmica, a “Fábrica de Louças de Porto Ferreira”, fundada ainda nos anos de 1920. Depois, segundo ele, a cidade se transformou num polo de produção nacional.

Antes de ser votada no Plenário do Senado, a matéria passou pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde foi relatada pelo ex-senador João Vicente Claudino (PI). No relatório, Claudino respaldou o PLC, ao afirmar que o setor cerâmico em Porto Ferreira “não é apenas essencial para a economia, no sentido de produção e de geração de renda e emprego, mas também se configura elemento vinculado à imagem da cidade, à sua vida cultural e à vida social dos seus cidadãos”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)