Randolfe Rodrigues registra os 74 anos de criação do território do Amapá

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/09/2017, 18h37 - ATUALIZADO EM 13/09/2017, 18h45

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) registrou o Dia do Amapá, celebrado nesta quarta-feira, 13 de setembro. Ele lembrou que há 74 anos, decreto-lei assinado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, criava os territórios federais como estratégia de ocupação das fronteiras brasileiras, iniciando uma nova fase naquela região.

A ideia de ocupar as fronteiras tinha o objetivo de assegurar a soberania nacional, disse Randolfe. Mas a história do Amapá, no entanto, vem desde antes da chegada dos portugueses àquela região, por volta dos séculos 15 e 16. Ao exaltar a força dos amapaenses, o senador disse que o estado é o único que se tornou ente da federação pela sua vontade de ser brasileiro.

- A história, no Amapá, se contorceu. Houve enfrentamentos, surgiram heróis. Foi a luta de amapaenses que fez com que aquela região, em definitivo, fosse incorporada ao território nacional - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
12h31 Saúde da mulher : Vai ao Plenário do Senado o PLC 20/2017, que facilita acesso de mulheres a exames para detectar tumores de mama e útero. A proposta foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais.
12h11 Jungmann: A pedido de Sergio Petecão (PSD-AC) e fruto de acordo com a presidência da CDH, foi transformada em convite a convocação do ministro da Defesa, Raul Jungmann, para abordar declarações do general Antonio Mourão.
11h56 Convocação de ministro: A pedido de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), CDH aprova a convocação do ministro da Defesa, Raul Jungmann, em virtude de declarações do secretário de Economia do Exército, Antonio Mourão, a favor de uma intervenção militar.
Ver todas ›